Como é sabido de todos, ontem no pleito eleitoral para decisão da gestão municipal em São Paulo, foi publicizado o resultado de uma perícia feita anteriormente, na qual, questionava-se a assinatura de um médico, em uma receita na qual atribuía a Boulos, o uso de drogas. Quero deixar claro que, o objetivo deste post desvincula-se de qualquer viés político; e sim, enaltecer a importância da perícia grafotécnica como elemento crucial, no referido caso, onde comprovou-se que o documento foi fraudado, uma vez que, a assinatura questionada não apresentou as mesmas características gráficas da assinatura padrão.
Para entendermos melhor, a perícia grafotécnica consiste na avaliação de grafismos e traços de escrita, buscando identificar se uma assinatura ou texto foi produzido pela mesma pessoa. O perito grafotécnico utiliza métodos científicos e comparativos para examinar a caligrafia, identificando elementos, e observando diferenças e semelhanças entre a assinatura padrão (real) e a questionada (fraude). Fatores como variações na pressão do traço, forma das letras e a maneira como a assinatura é finalizada são analisados para determinar se há indícios de falsificação ou se ambas as assinaturas pertencem à mesma pessoa.
A escrita é uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida. Desde a infância, a caligrafia de uma pessoa começa a se formar, refletindo suas experiências e influências. Com o tempo, hábitos e estilos podem se consolidar, tornando-se únicos. Esse desenvolvimento individual é crucial para a perícia grafotécnica, pois cada pessoa possui um padrão de escrita que, embora possa variar ao longo dos anos, mantém características distintivas. Deste modo, a análise grafotécnica se baseia na ideia de que cada indivíduo deixa uma "impressão" particular em sua escrita, que pode ser identificada mesmo em diferentes contextos. Outrossim, a perícia grafotécnica é um processo complexo que exige conhecimento técnico e atenção aos detalhes para efetivação, legibilidade e fidedignidade na construção da prova pericial - o laudo/parecer técnico.
Você advogado, precisa de assistência técnica na elaboração de pareceres técnicos?
Sou Elidivânia Farias, enfermeira forense, perita judicial e Assistente técnica, mestre e doutoranda em ciências da saúde pela Faculdade de ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, docente universitária, pesquisadora e escritora.
Siga: @perita.elidivania
Whatsapp: (83) 9.9869-7060
Mín. 23° Máx. 37°