
Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o vereador Josmá Oliveira (MDB) e outras oito candidaturas femininas foi protocolada recentemente na 28ª Zona Eleitoral de Patos por advogados do diretório municipal do PDT - Partido Democrático Trabalhista.
A ação solicita a cassação do mandato do vereador, acusando-o de ter articulado candidaturas fictícias e "laranjas" no partido com o objetivo de fraudar o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP). O PDT alega que as referidas candidatas teriam sido incluídas de forma fictícia nas chapas eleitorais, não exercendo efetivamente suas campanhas, o que configuraria violação das normas eleitorais e da cota de gênero.
De acordo com a denúncia, o MDB teria deixado de substituir duas candidatas que desistiram da disputa, mesmo dentro do prazo legal para tanto. Além disso, a ação alega que Josmá utilizou apoiadoras próximas, incluindo uma prima de sua esposa, como candidatas apenas para cumprir a cota de gênero exigida pela legislação eleitoral.
"Uma das candidatas sai para concorrer à vaga de vice-prefeita na chapa majoritária que disputou as eleições. Essa candidatura é substituída por uma candidata que não realiza atos de campanha, não concorrendo efetivamente à vaga. Ela simplesmente se apresenta como candidata com o único propósito de fazer parecer que o DRAP está sendo preenchido. Esta candidata também desiste e é substituída por outra candidata que, igualmente, não faz atos de campanha e desiste em menos de 24 horas após apresentar seu nome. O fato é que, no dia 16 de setembro, data limite para eventuais substituições, o partido tinha 10 candidaturas masculinas e 3 femininas, em total descompasso com as regras estabelecidas, não atingindo a cota de gênero. Para agravar a situação, houve a desistência de outra candidata e, ainda que o partido tenha retirado outros dois candidatos homens, o resultado final foi de 8 candidaturas masculinas e 2 femininas, descumprindo completamente a regra imposta pela Legislação Eleitoral", afirmou o advogado Delmiro Neto.
O Patosonline.com fez em contato com o vereador, que preferiu não entrar em detalhes sobre as acusações, declarando que seus advogados estão acompanhando o caso. “O meu jurídico ficará responsável por analisar essa situação. Como também todos os meus advogados me orientaram a não responder ou opinar sobre ilações infundadas para não alimentar especulações. Acreditamos e confiamos na justiça, e assim aguardaremos o seu posicionamento”, afirmou Josmá.
A AIJE, que visa investigar supostas irregularidades no processo eleitoral, agora segue para análise judicial, e o vereador aguarda o desfecho da Justiça Eleitoral sobre o caso.
Patosonline.com
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
Mín. 23° Máx. 36°