
Os escritores patoenses José Mota Victor, Delzymar Dias e Renato César Carneiro foram entrevistados para a matéria de capa da Revista Correio das Artes, suplemento literário do jornal A União. Considerada a revista cultural mais antiga da Paraíba, a publicação dedicou, em sua edição mais recente, dez páginas à trajetória do escritor patoense Allyrio Meira Wanderley.
José Mota Victor possui um amplo acervo sobre Allyrio Meira Wanderley e organizou, ao lado da professora patoense Naelza Wanderley, a publicação da segunda edição do livro O Sol Criminoso, integrante da Coleção Mestres da Literatura Paraibana. O lançamento foi realizado pela Confraria dos Bibliófilos da Paraíba (CBP), com apoio da Fundação Educativo-Cultural Miguel Motta (FECCMA). Além da organização dessas obras, José Mota Victor já publicou quinze livros, entre eles: Um Poeta à Procura de Leitores ou Meia Dúzia de Versos (1978); A Cruz da Menina (1978); Folhetim (1981); As Sete Palavras de Cristo na Cruz e Outros Sonetos (2005); 1912 – A Invasão de Patos (2007); Ani Ohev Otach (2007); O Gênio da Literatura de Cordel – Silvino Pirauá de Lima (2009) e Crônicas de Ducks City (2020).
O advogado e professor patoense Renato César Carneiro vem desenvolvendo uma trilogia dedicada à obra de Allyrio Meira Wanderley. Fruto de um amplo trabalho de pesquisa, já publicou os dois primeiros volumes: Allyrio Meira Wanderley – Romancista e Allyrio Meira Wanderley – Sociólogo. Além desses estudos, Renato César é autor de outras obras, como: Eleições 2006 – As Novas Regras do Jogo (2006); Cabresto, Curral e Peia – A História do Voto na Parahyba até 1930 (2009); A Bagaceira Eleitoral – A História do Voto na Parahyba (2011); Deus e o Diabo na Morada do Sol – As Campanhas Eleitorais de Padre Levi (2022) e O Crime da Rua da Pedra (2023).
O professor Delzymar Dias lançou recentemente o documentário Allyrio, disponível no YouTube. A produção foi gravada em diversas cidades da Paraíba e conta com a participação de pesquisadores e leitores da obra allyriana, entre eles Bruno Gaudêncio, Gonzaga Rodrigues, Naelza Wanderley, Naeuda Wanderley, José Mota Victor, José Romildo de Sousa, Renato César Carneiro, Josinaldo Gomes e Gervásio Aranha. Paralelamente ao documentário, foi lançado o livro Allyrio em Sete, que apresenta ao público sete textos críticos sobre Allyrio Meira Wanderley e sete textos autorais do próprio escritor, publicados em jornais da época. Entre eles estão: Caminho para a poesia, Dialética da linguagem, O deserto deu uma flor, Para ser escritor, O campo teme o presente, O Brasil e o trem e A pacificação e o espectro. Este último foi o derradeiro texto escrito por Allyrio, dois dias antes de sua morte.
As publicações e pesquisas contribuem para ampliar o acesso à obra de Allyrio Meira Wanderley, permitindo que novos leitores conheçam a produção literária desse importante escritor patoense, falecido em janeiro de 1955, cuja obra começa agora a ser republicada.

ASCOM - IHGPatos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Mín. 22° Máx. 33°