
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou nesta terça-feira (22) a consulta aos locais de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os participantes. O cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na página do participante e traz informações como número de inscrição, data e hora da prova — de acordo com o horário de Brasília —, e o local de prova. O cartão também especifica se o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo (acesse aqui).
O Inep recomenda que os inscritos levem o cartão nos dias de exame, aplicados em 3 e 10 de novembro. Para acessar o documento, basta realizar o login na plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperar o acesso com o CPF e selecionando a opção “esqueci minha senha”. A conta pode ser recuperada pelo aplicativo GOV.BR, pelo app de bancos credenciados, do internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS).
No dia 3 de novembro, primeiro dia da prova do Enem, serão aplicadas as provas de códigos e suas tecnologias, linguagens, e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia (10 de novembro), os participantes fazem as provas de matemática e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. Ao todo, são 45 questões em cada área de conhecimento.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Nesta edição, 5.055.699 pessoas se inscreveram.
Após a aplicação das provas, os participantes têm até dia 15 de novembro para solicitar a reaplicação da prova. Esses solicitantes poderão realizar o exame nos dias 10 e 11 de dezembro. Apenas inscritos que não conseguiram comparecer por motivos de logística ou doença, podem pedir a reaplicação.
Segundo o Inep, os gabaritos oficiais devem ser divulgados no dia 20 de novembro para que os estudantes confiram a prévia dos resultados. A previsão de publicação das notas é dia 13 de janeiro de 2025.
O R7 conversou com o professor de redação Willian Wallemberg, que deu cinco dias para o participante sair bem na prova e alcançar a nota 1.000. (Veja as dicas abaixo)
1 – Estruturar redação
O especialista explica que o participante deve ter em mente que a redação é a etapa de maior pontuação, e por isso é importante saber como estruturar o texto argumentativo-dissertativo.
2 – Uso de dados, citações e referências
Segundo o professor, a leitura é um dos pontos mais importantes para a escrita. Por isso, Wallemberg aconselha a revisão de obras de filósofos, cientistas e historiadores para aprimorar os argumentos. “Um bom escritor é aquele que tem muitas referências e absorve o que aprendeu para pôr e prática”, diz.
Em relação ao uso de dados ou citações, o professor afirma que isso pode valorizar o texto. Segundo ele, o participante deve explorar fontes confiáveis, como jornais, livros ou obras acadêmicas.
3 – Estar atualizado das notícias
Outro ponto importante é estar atento ao que está acontecendo no Brasil e no mundo para ajudar na contextualização e na temática da redação.
Sobre os temas, o professor ressaltou que geralmente eles estão atrelados a eixos de direitos humanos, cidadania, meio ambiente e sustentabilidade, tecnologia, cultura, saúde e relações interpessoais, e que é um erro o participante tentar adivinhar a temática.
“O candidato precisa estar preparado para qualquer tema. Assim, não terá problemas para desenvolver sua proposta.”
4 – Ter escrita legível
O participante que não tiver uma escrita legível poderá ter a nota prejudicada, já que o recurso é uma exigência do Inep, responsável pela logística do Enem.
Segundo o professor, erros como copiar trechos de textos motivadores, desenvolver parágrafos longos, desrespeitar o limite das margens, usar gírias ou palavras rebuscadas devem ser evitados.
5 – Praticar redação
Wallemberg explica que, antes do Enem, é preciso que o participante treine muito para conseguir desenvolver o rascunho da redação entre 40 e 50 minutos.
Para ele, começar a prova pela redação é indispensável. “[O candidato] estará mais relaxado e descansado, com a cabeça fria e poderá desenvolver melhor a estruturação e construção do seu texto”, afirma.
Avaliação da redação
Os avaliadores analisam se o participante fugiu do tema, se desobedeceu a estrutura da redação e desrespeitou a seriedade do exame. A nota varia entre 0 e 1.000 pontos e é analisada por cinco competências:
Fonte: R7
Concurso público Edital do concurso para professor da UFPB é publicado com mais de 30 vagas e salários de até R$ 14 mil
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação Mín. 23° Máx. 37°