
Na manhã desta quinta-feira (7), a Polícia Federal deflagrou a Operação Ajuba, destinada a combater a extração e comercialização ilegal de ouro em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba. O nome da operação, "Ajuba," tem origem na língua tupi-guarani e significa "amarelo," em alusão à cor do ouro, que se assemelha à do sol.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal na Paraíba, com o objetivo de desarticular associações criminosas que atuam na exploração ilegal de ouro na zona rural do município desde 2012. Segundo as investigações, essas organizações utilizam produtos químicos perigosos, como mercúrio e cianeto, substâncias altamente poluentes e prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de extração e exploração ilegal de minérios, usurpação de patrimônio da União e associação criminosa, conforme os artigos 55 e 56 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), o artigo 2º da Lei 8.176/91 e o artigo 288 do Código Penal.
A operação faz parte de uma série de esforços das autoridades para enfrentar a exploração mineral ilegal e os danos ambientais que essa atividade acarreta, com destaque para a proteção dos recursos naturais e da saúde pública na região.
Por Patos Online
Com informações da PF
Crime brutal Homem mata cachorro do vizinho a pauladas após flagrar animal cruzando com sua cadela, em Princesa Isabel
Flagrantes Região de Princesa Isabel registra quatro flagrantes entre sexta-feira (26) e sábado (27)
Ameaça Polícia Civil prende homem por perseguir e ameaçar ex-companheira em Princesa Isabel
Tráfico de drogas Polícia prende três pessoas por tráfico de drogas em Princesa Isabel e desarticula 'boca de fumo'
Extorsão Homem é flagrado extorquindo idoso de 78 anos com faca em Princesa Isabel
Fatalidade Jovem morre eletrocutado ao escorregar e encostar em fiação irregular às margens de um açude na zona rural de Princesa Isabel; Energisa confirma ligação clandestina Mín. 22° Máx. 35°