
Na manhã desta segunda-feira (11), o jovem Fábio Victor, envolvido no acidente que deixou gravemente ferido o popular Clodoaldo Medeiros da Silva Costa, de 40 anos, na última quinta-feira (07), na Rua Pedro Caetano, no Centro de Patos, se apresentou à Delegacia de Polícia Civil acompanhado de seu advogado, Dr. Corsino Neto. A vítima, Clodoaldo, que trabalha com panfletagem, estava voltando para casa quando foi atingido por um veículo Volkswagen Saveiro dirigido por Fábio.
Conforme o delegado Manoel Martins, em entrevista ao repórter Higo de Figueirêdo, da Rádio Espinharas FM, o motorista foi qualificado e passou por interrogatório, mas exerceu o direito constitucional de permanecer em silêncio. O delegado destacou que o condutor não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que o inquérito terá continuidade com novas diligências. Caso sejam comprovados os crimes, o relatório final será acompanhado de um pedido de indiciamento.
"O inquérito seguirá seu curso normal de apuração. Certamente, vamos solicitar outras diligências para configurar o crime de lesão corporal no trânsito. Já sabemos que ele não é habilitado, não prestou socorro e evadiu-se do local do sinistro. Todos esses pontos serão levados em conta ao final das investigações. Vamos requisitar o laudo da vítima, possíveis imagens do local, e verificar se ele estava embriagado. Caso sejam confirmados todos esses elementos, o inquérito policial já foi instaurado e o relatório final será encaminhado com o pedido de indiciamento", explicou o delegado.
Ouça mais detalhes abaixo:
Ao repórter Higo de Figueirêdo, Dr. Corsino Neto afirmou que Fábio desejava se apresentar desde a última sexta-feira (08), mas o advogado pediu que esperasse até esta segunda-feira (11) devido à sua agenda. O advogado de defesa também disse que, apesar do motorista não ter permanecido no local do acidente, isso não configuraria omissão de socorro. Ele destacou que a Polícia Civil irá apurar a dinâmica do caso.
"Fábio ligou para o pai, e as pessoas que estavam lá, amigas dele, chamaram o SAMU. O pai dele foi até o hospital para prestar a assistência necessária naquele momento. Então, o que realmente aconteceu foi que os policiais não o encontraram no local do acidente quando chegaram, mas isso não significa que ele fugiu ou omitiu socorro. [...] O acidente aconteceu, isso é fato, e a causa será discutida posteriormente. A acusação de fuga ou omissão de socorro não procede, pois houve contato com as autoridades e com o SAMU. A família do Fábio, incluindo o pai, esteve no hospital, o que é registrado por imagens de segurança e documentos. Agora, esperamos que tudo seja resolvido da melhor forma possível e que a polícia apure as responsabilidades pelo acidente. Desde sexta-feira (08), ele já queria ter se apresentado. Pedi que aguardasse até hoje devido à minha agenda. [...] Não poderia acompanhá-lo na sexta-feira, então fiz questão de estar aqui hoje", relatou Dr. Corsino.
Sobre o assunto, o superintendente da STTrans, Elucinaldo Laurinho, esclareceu quanto à disponibilização das imagens do sistema de videomonitoramento e sobre a possível ligação de Fábio com a autarquia.
Elucinaldo informou que mensagens que circulam em grupos de WhatsApp, alegando que ele teria mandado excluir as imagens do sistema de videomonitoramento do momento do acidente, são falsas. O superintendente destacou que o sistema funciona 24h e que as imagens do dia do acidente estão disponíveis para as autoridades, que oficializaram nesta segunda-feira (11), por meio da Polícia Civil, a requisição das gravações.
Quanto à possível vinculação de Fábio com a autarquia, Elucinaldo afirmou: "Qualquer acidente que ocorra no Centro da cidade ou em qualquer outro lugar, envolvendo servidor – seja efetivo, comissionado, contratado ou ex-servidor –, a STTrans e o gestor, seja eu ou outro, não são responsáveis. Todo cidadão é responsável por seus atos, principalmente tratando-se de alguém penalmente imputável, ou seja, maior de idade. Associar a imagem da STTrans ou a minha pessoa a esse acidente, simplesmente por envolver um ex-funcionário ou funcionário, não é aceitável. É preciso separar o que é a instituição, o que é o gestor e o que é a ação de um cidadão na via pública", comentou.
De acordo com informações repassadas à nossa equipe na tarde desta segunda-feira (11), pela assessoria de comunicação do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde Clodoaldo está internado, ele segue na área vermelha e seu quadro clínico é considerado grave.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Sonoras: Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM
Crime bárbaro IML confirma que menino de 11 anos encontrado morto em João Pessoa foi asfixiado; pai está preso em Santa Catarina
Acidente fatal Colisão entre motos deixa um morto e um ferido em acidente na PB-306, em Tavares
Crime bárbaro Criança autista de 11 anos é encontrada morta em João Pessoa; pai é preso em Florianópolis suspeito do crime
Violência Homem morre e outro fica ferido após ataque a facadas em Matureia; suspeito é preso pela Polícia Militar
Tragédia Empresário morre após sofrer grave acidente de trabalho dentro de sua loja em Pombal
Crime organizado Comando Vermelho negocia drones com visão térmica para caçar policiais no Rio
Investigação Vereador morto em Jacaraú denunciou desvio de recurso público e má conservação da frota de transporte da cidade, diz polícia
Abuso sexual Suspeito de abuso sexual contra criança de 8 anos é conduzido à delegacia, em Patos
Prisão preventiva Justiça converte em preventiva prisão de homem que matou trabalhador a tiros em Malta Mín. 22° Máx. 35°