
A época de decorar a casa para o Natal já começou, já que em novembro muitas famílias já montam suas árvores e enfeites. As luzes, em seus mais diversos tamanhos e formas, são itens indispensáveis nesse momento tão especial, porém, é preciso ficar atento a segurança dos equipamentos elétricos utilizados em casa, a fim de não causar acidentes.
Lenildson Santos, coordenador de segurança da Energisa Paraíba, destaca que o primeiro passo para uma decoração segura é optar por produtos de qualidade e certificados pelo Inmetro. Ele recomenda verificar nas embalagens informações essenciais, como potência, tensão e instruções de uso. Além disso, é fundamental evitar que esses itens fiquem próximos de materiais inflamáveis, como papel, tecido, madeira, plástico e nunca passar por baixo de tapetes. Outro cuidado importante é sempre checar o estado dos enfeites do ano anterior, descartando aqueles com fios desgastados ou rompidos.
"Verifique o estado de conservação dos enfeites antigos e se tiver qualquer fio danificado, não tente fazer um reparo, é melhor substituir por outro. Além disso, evite também conectar vários aparelhos em uma só tomada usando adaptadores em 'T', pois isso pode causar sobrecarga e aquecimento.", alerta o coordenador.
Para áreas externas, o cuidado deve ser redobrado. É necessário utilizar luzes que são próprias para o ambiente externo, instalando-as de forma a evitar acidentes. As luzes e fios de enfeites natalinos que não são apropriados para ambientes externos quando expostos a condições climáticas, como sol, chuva e vento, podem sofrer desgastes nos fios, aumentando o risco de acidentes, o que reforça a importância de um profissional habilitado para a instalação. Outro ponto extremamente importante a ser observado é sempre manter a distância segura da rede elétrica.
Esse período também é aquele momento em que muitas pessoas fazem reformas ou pequenos reparos em casa para o fim de ano, mas é muito importante está atento aos cuidados para não sofrer acidentes na rede elétrica.
Lenildson explica que para fazer reparos ou reformas, sejam contratados profissionais capacitados e o não uso de equipamentos de segurança e a falta de experiência são as principais causas de ferimentos e até mortes em decorrência de choques elétricos.
“É importante manter uma distância mínima de até 3 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, andaimes, vergalhões, escadas e arames; também é preciso ter atenção com a distância da rede elétrica em construções e manutenções de telhados; e planejar como os andaimes serão colocados, com sinalização correta quando estiver próxima à rede de energia”, enfatiza ele.
Com foco na responsabilidade de garantir a segurança e evitar situações de risco, o coordenador listou outros cuidados com instalações elétricas que é preciso ficar atento nessa época do ano:
• Consulte um eletricista se o número de enfeites for alto, para evitar sobrecarga;
• Luzes e fios em árvores feitas com arame devem ser apropriados para tal e bem isolados para prevenir choques;
• Nunca deixe fios expostos, nem passe eles por baixo de tapetes ou atrás de cortinas;
• Ao substituir lâmpadas do enfeite natalino, retire-o da tomada e evite puxá-lo pelo fio;
• Mantenha as crianças longe dos enfeites elétricos e desligue tudo ao sair de casa;
• Evite manusear enfeites ligados/energizados estando com mãos ou pés molhados.
Essas precauções garantem que sua decoração brilhe em segurança e contribuem para a redução do consumo de energia, além de proteger a todos contra possíveis incidentes.
Por Assessoria/Energisa
Formação STTRANS promove curso de formação para motoristas e monitores escolares do município de Patos
Emocionante Equipes do SAMU realizam dois partos dentro de ambulância em menos de uma semana em Desterro
Bonfim Folia Programação oficial do Bonfim Folia 2026 é divulgada; confira as atrações
Caso Hytalo Santos Felca critica vazamento de vídeo de audiência e postura dos advogados de Hytalo Santos: 'tribunal não é rede social'
EDUCAÇÃO ECISA abre inscrições para os Cursos Técnicos 2026.1 e amplia oportunidades na área da saúde
Apuração Polícia Civil e Ministério Público investigam mortandade de peixes no Açude Velho, cartão-postal de Campina Grande; quase 10 toneladas já foram retiradas
Recomendação MPF e MPPB recomendam a universidades que não matriculem menores de idade que violem regras do ensino supletivo
Carnaval 2026 Prefeitura de Cajazeiras divulga programação completa do Carnaval 2026 com Matuê, Psirico, Cláudia Leitte e mais
Luto! Jovem de 25 anos morre após dias internado em Patos em decorrência de acidente de moto em São Mamede Mín. 23° Máx. 36°