
A Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde desta segunda-feira (25), reunião para discutir a utilização de celulares e dispositivos eletrônicos em salas de aula nas escolas da rede pública e privada do estado.
O evento reuniu representantes dos seguimentos da área da Educação, Sindicato dos professores da rede particular e da rede pública, conselho da educação, secretaria de educação e diversas entidades da área, que se uniram para debater uma proposta de projeto de lei, de autoria da presidente da Comissão de Educação, a deputada Cida Ramos, que deve ser apresentada no ALPB. A proposta visa regulamentar o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares.
Cida Ramos, que também propôs a realização da reunião, destacou a importância da discussão, ressaltando que a presença constante dos celulares nas aulas pode prejudicar o aprendizado dos estudantes. "Precisamos criar um ambiente propício à educação, onde os alunos possam se concentrar plenamente no conteúdo abordado. A tecnologia é uma aliada, mas seu uso indiscriminado pode ser um fator de distração", afirmou.
Segundo a deputada, estudos indicam que mesmo a mera presença do telefone pode reduzir a capacidade cognitiva, resultando em uma menor retenção de informações e notas mais baixas.
Durante a reunião, os participantes apresentaram diferentes pontos de vista sobre o tema. Alguns defendem que a proibição total pode ser excessiva, sugerindo que a tecnologia poderia ser utilizada como ferramenta pedagógica quando bem orientada. Outros argumentaram que a disciplina no uso dos dispositivos é fundamental para garantir um melhor aproveitamento das aulas.
O professor Felipe Baunilha ressaltou que na Paraíba já existe lei que proíbe a utilização de celulares sem fim pedagógico na escola. “Porém, o fato de existir uma lei proibindo não faz com que os estudantes parem de utilizar o celular. Então, é muito mais um elemento que a gente precisa debater e regulamentar as formas de utilização da tecnologia para potencializar a aprendizagem. E não uma mera proibição, pois a proibição não resolve as questões sociais cadentes”, destacou.
Também foram discutidos possíveis mecanismos para implementar a proposta nas escolas, como campanhas de conscientização sobre o uso responsável da tecnologia e alternativas para integrar os dispositivos às práticas educativas sem comprometer o aprendizado.
Os membros da Comissão definiram como pauta continuar o diálogo com a sociedade e órgãos educacionais para encontrar soluções equilibradas que atendam às necessidades dos alunos e das instituições de ensino.
Fonte: Repórter PB
Criatividade Estudante de física cria réplica de moto usando papelão na PB: 'Para inspirar outras pessoas'
Enem 2025 Locais de prova do Enem 2025 já podem ser consultados; saiba como
Concurso público IFPB abre inscrições para concurso com 43 vagas para professores; salários chegam a R$ 13 mil
Conexão Mundo ECIT Lynaldo Cavalcanti, de Patos, se destaca no Programa Conexão Mundo e garante sete vagas de intercâmbio internacional
Concurso público IFPB altera data das provas do concurso público; novo cronograma já foi divulgado
DESTAQUE De Patos a Brasília: Aluno paraibano representa o Nordeste na Etapa Nacional da Conferência pelo Meio Ambiente
Tecnologia Patos avança na educação tecnológica com entrega de laboratórios Maker, de Robótica e de Informática
GREVE Professores da UEPB cobram governador João Azevêdo durante evento em Campina Grande; greve segue sem acordo
Eleições no Galo Treze tenta fechar chapa para eleição pela terceira vez; prazo termina nesta quarta-feira Mín. 22° Máx. 38°