
A Paraíba enfrenta uma das secas mais severas dos últimos anos, com 100% de seu território afetado entre setembro e novembro de 2024. Este é o primeiro período desde 2021 que o estado registra seca em todo o território por três meses consecutivos, destacando a gravidade da situação hídrica e climática na região.
Entre outubro e novembro de 2024, a área com seca moderada no estado saltou de 8% para 92%, marcando a pior condição desde janeiro deste ano, quando 1% do território paraibano apresentou seca grave. Esse aumento reflete a severidade da estiagem e os desafios para a população e os setores econômicos dependentes da água, como a agricultura e a pecuária.
A Paraíba está entre os oito estados brasileiros que tiveram agravamento da seca no período, junto com Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Em novembro de 2024, 18 estados e o Distrito Federal registraram seca em 100% de seus territórios, incluindo importantes polos agrícolas e industriais como Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Já no Rio Grande do Sul, o fenômeno voltou a ser registrado após 13 meses de ausência.
Nos demais estados, os percentuais de áreas afetadas variaram de 4% a 99%, demonstrando que a seca continua sendo um problema crítico em várias regiões do Brasil.
O Monitor de Secas, ferramenta gerenciada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), desempenha um papel essencial no acompanhamento e análise da severidade das secas no país. Com base em indicadores climáticos e impactos no curto e longo prazo, o projeto fornece informações fundamentais para o planejamento de políticas públicas.
A metodologia é inspirada em modelos internacionais, como os dos Estados Unidos e do México, e o mapa gerado pelo Monitor reflete a seca relativa em relação ao histórico climático de cada região.
Por Patos Online
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco Mín. 21° Máx. 35°