
Em resposta aos questionamentos sobre a celeridade e a estrutura dos processos seletivos realizados recentemente, o secretário de Administração de Patos, Francivaldo Dias, esclareceu os motivos e os critérios que orientaram as etapas de seleção.
De acordo com o secretário, a Prefeitura de Patos lançou três processos seletivos até o momento, em cumprimento a um pacto firmado com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) no final de 2024. Esse pacto visa reduzir as contratações por meio de Microempreendedores Individuais (MEI) e adequar os vínculos temporários por excepcional interesse público.
“Feito esse pacto, a Prefeitura teve um prazo muito pequeno para formalizar as contratações. O mecanismo mais imparcial, adequado e eficaz para atender os programas de natureza contínua e essencial foi o processo seletivo. Por isso, os prazos foram mais curtos e a execução foi rápida, pois muitos serviços não podem ser interrompidos ou prejudicados por falta de servidores”, explicou Francivaldo Dias.
O secretário destacou ainda que as vagas contempladas nos processos seletivos são destinadas exclusivamente a programas não permanentes, financiados por recursos do Governo Federal ou criados pela gestão municipal. “Esses programas têm caráter eventual e podem ser descontinuados a qualquer momento. Portanto, as contratações não têm caráter efetivo, mas sim temporário”, acrescentou.
A urgência dos processos seletivos se justifica pela necessidade de evitar interrupções em serviços essenciais à população.
“Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já enfrentam dificuldades devido à falta de profissionais. Esses processos seletivos visam suprir as demandas temporárias e garantir a continuidade dos serviços”, pontuou o secretário.
Francivaldo Dias também destacou que, ainda em cumprimento ao pacto com o TCE-PB, foi criada uma comissão especial para elaborar um concurso público no município. “Essa comissão já iniciou os trabalhos e está avançando para que possamos realizar um concurso público em breve, atendendo às demandas de cargos efetivos no município”, afirmou.
A Prefeitura reforça que os três processos seletivos têm como objetivo preencher vagas temporárias e atender de forma imediata às áreas prioritárias, garantindo que os serviços essenciais não sejam prejudicados.
Ouça abaixo a fala do secretário Francivaldo Dias:
Secom – Prefeitura de Patos
Protesto BR-230 é liberada em Cajazeiras após quase 12 horas de interdição por protesto
Consciência Negra Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa promove evento de conscientização no Mês da Consciência Negra
Judô Patoense Judoca patoense Paulo Neto se prepara para o Campeonato Brasileiro Sênior e faz balanço de uma temporada histórica
Oportunidades FAPESQ e SECTIES lançam seleção com 100 vagas e bolsa de R$ 1 mil para cursos tecnológicos em Patos
Coleta de lixo Prefeitura de Patos atualiza cronograma de coleta de lixo para melhorar atendimento à população
Rompimento Fios ficam espalhados em rua após rompimento no bairro Belo Horizonte, em Patos
Trânsito ruim Moradores de rua próxima ao Terreiro do Forró reclamam de buracos e paralelepípedos soltos na via
Zona Azul STTRANS estende prazo e Zona Azul só começa a funcionar em 2026
Voto de Aplauso Vereadora Nega Fofa apresenta Voto de Aplauso aos organizadores da 1ª Copinha de Futebol da AABB de Patos Mín. 23° Máx. 37°