
Funcionários da rede estadual estão denunciando a empresa Saile, que presta serviços ao governo do estado, por não conceder férias remuneradas nem pagar o terço de férias devido aos trabalhadores. O caso gerou revolta entre os colaboradores, que contavam com o benefício para realizar viagens ou resolver pendências pessoais.
Em contato com o Patos Online, um dos colaboradores que presta serviços em Imaculada-PB, informou que na última sexta-feira (10), a empresa emitiu um comunicado informando sobre o retorno das atividades para a próxima segunda-feira, 13 de janeiro. O salário referente a dezembro foi pago, e o pagamento do mês de janeiro está previsto para o início de fevereiro. Contudo, o terço de férias, direito garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não será pago neste momento, conforme informado pela empresa.
Em 26 de dezembro de 2024, a Saile havia comunicado que todos os colaboradores, exceto os considerados essenciais para o funcionamento das escolas, entrariam em um recesso de 30 dias, com retorno previsto para 24 de janeiro de 2025. No entanto, o novo comunicado antecipou esse retorno para 13 de janeiro, gerando confusão e insatisfação entre os trabalhadores.
Confira o comunicado:

Os trabalhadores alegam que, em vez de conceder férias remuneradas, como é exigido pela CLT, a empresa afastou os funcionários sem pagamento durante o recesso escolar. Tal prática contraria o Artigo 129 da CLT, que garante o direito a 30 dias de férias anuais remuneradas, acrescidas do terço constitucional. Além disso, a antecipação do retorno ao trabalho foi vista como uma tentativa de minimizar custos às custas dos direitos trabalhistas dos colaboradores.
“Isso é um absurdo! Todos nós contávamos com as férias para viajar ou resolver algo importante. Agora, ficamos sem o benefício e ainda temos que voltar antes do prazo previsto”, desabafou um dos denunciantes que preferiu não se identificar.
Os trabalhadores esperam que as autoridades competentes, incluindo o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o governo estadual, intervenham para garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas. Eles também pedem que a empresa regularize a situação, concedendo as férias remuneradas e o terço de férias devidos.
O Patosonline.com não consegiu contato com a empresa Saile, mas deixa o espaço aberto para quaisquer esclarecimentos. E-mail: [email protected].
Por Patos Online
EDUCAÇÃO Patos alcança liderança na PB também em qualidade da educação no Ranking de Competitividade dos Municípios 2026
DOAÇÃO Jovem de Teixeira constrói telescópio artesanal em casa e doa equipamento para escola de Taperoá
RANKING Educação de Patos é destaque mais uma vez e alcança 1º lugar na PB em acesso à Educação
EDUCAÇÃO Com medalha de bronze, Escola SESI é a única instituição de Campina Grande premiada na Olimpíada Nacional em História do Brasil
Vale dos Dinossauros Alunos das Escolas do Campo de Santa Terezinha participam de aula de campo no Vale dos Dinossauros
SAÚDE SEPUnifip oferece Plantão Psicológico para acolhimento e cuidado em saúde mental Mín. 23° Máx. 37°