O vereador Josmá Oliveira (MDB) denunciou, em contato com o jornalista Higo de Figueirêdo, da Rádio Espinharas FM de Patos, a dificuldade enfrentada por várias mães para conseguir vagas para matricular seus filhos em escolas e creches do município.
O parlamentar afirmou ter constatado a situação pessoalmente na Escola Municipal Tobias Medeiros, no bairro Juá Doce, e na creche Daniela Medeiros, no Monte Castelo, entre outras unidades de ensino. Segundo ele, diversas mães passaram a noite na rua, aguardando a abertura das instituições para tentar garantir uma vaga para seus filhos.
"Ontem à noite, estive na escola Tobias Medeiros, no Juá Doce, bem como na creche daquele bairro, e também na creche Daniela Medeiros, no Monte Castelo. Vi uma situação preocupante que demonstra desorganização. Todo esse procedimento de matrícula deveria ser online para facilitar e trazer conforto às mães. Esse problema acontece em todos os bairros", criticou o vereador.
Josmá também levantou críticas sobre uma possível interferência de alguns vereadores e agentes políticos ligados à gestão municipal no processo de matrículas. Ele finalizou afirmando que continuará cobrando transparência na execução do trabalho. Ouça:
Em resposta à denúncia, o assessor de comunicação da Secretaria de Educação, Zé Filho, informou que novas vagas são abertas todos os anos e que o prazo para matrículas em 2025 começou nesta segunda-feira, 13, e vai até o dia 30 de janeiro.
Zé Filho esclareceu que, embora as vagas sejam limitadas, não há necessidade de os pais passarem a noite formando filas para garantir a matrícula. Ele também negou qualquer interferência de funcionários das escolas ou outras pessoas em benefício de conhecidos. Segundo ele, a alta procura pela rede municipal reflete a qualidade dos estabelecimentos de ensino da cidade. Ouça:
Mín. 23° Máx. 31°