
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (20/1), que o Brasil precisa mais do país que os americanos do aliado. A afirmação foi realizada a jornalistas durante a assinatura dos primeiros atos de governo do republicano.
Enquanto fazia a assinatura de ordens executivas, Trump respondeu a perguntas de jornalistas. Sobre o Brasil, Trump afirmou que tem uma relação “excelente” com o país. “A relação é excelente, eles precisam da gente, eles precisam mais da gente. Todos (os países) precisam mais dos EUA”, afirmou.
Mais cedo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou Trump por meio da rede social X (antigo Twitter).
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu Lula.
Trump também foi questionado sobre vários pontos. Ao ser perguntado sobre a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele disse que o país deixaria a instituição. O republicano afirmou ser relevante uma coordenação internacional para a saúde, mas que a OMS “rouba” o país. Ele fez uma comparação sobre os valores que pagam os EUA e a China, e disse não ser justo por causa da diferença no tamanho da população de ambos.
Fonte: Metrópoles
Tren de Aragua Facção venezuelana citada por Trump tem membros em 6 estados do Brasil
Audiência Maduro se declara inocente durante audiência de custódia em Nova York
Presidência interina Forças Armadas reconhecem vice de Maduro como presidente
Torturado CNN: Ex-refém do regime Maduro relata tortura e reage à deposição do ditador. Veja o vídeo
Capturado Após Rússia, China pede que EUA liberte Maduro e primeira-dama
Análise Padre Joãozinho analisa cenário político na América Latina com a intervenção dos EUA na Venezuela
Capturado Casa Branca publica imagens de Maduro sendo levado à prisão nos EUA. Vídeo
Captura Maduro desembarca nos EUA e chega a agência de combate a drogas de Nova York após captura
Análise Estudioso da política internacional, padre Joãozinho analisa intervenção dos EUA na Venezuela e afirma que captura de Maduro “já era anunciada” Mín. 22° Máx. 36°