Quarta, 22 de Janeiro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Meu Bom Atacado
Banner Clima Sublime
Brasil Indiciamento

PF indicia 4 ex-diretores da PRF por interferência na eleição de 2022

Segundo a PF, no 2º turno a cúpula da PRF tentou impedir o deslocamento de eleitores de Lula no Nordeste para favorecer Jair Bolsonaro

22/01/2025 às 11h26
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Mais quatro ex-diretores e coordenadores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram indiciados pela Polícia Federal (PF) no âmbito das investigações sobre a tentativa de impedir o deslocamento de eleitores no Nordeste durante o segundo turno das eleições de 2022. A informação foi revelada por Aguirre Talento, do Uol, e confirmada pela coluna do Metrópoles. 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

São eles:

  • Luis Carlos Reischak Jr. – ex-diretor de Inteligência da PRF e ex-superintendente no Rio Grande do Sul;
  • Rodrigo Cardozo Hoppe – ex-coordenador de Inteligência;
  • Djairlon Henrique Moura – ex-diretor de Operações; e
  • Adiel Pereira Alcântara – ex-coordenador de Inteligência.

A PF também indiciou Bruno Nonato dos Santos Pereira, ex-coordenador de Inteligência e Contrainteligência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

As acusações são por crimes de:

  • desobediência;
  • prevaricação;
  • restrição ao exercício do direito de voto; e
  • tentativa de abolição do Estado democrático de Direito.

Segundo as apurações, a cúpula da corporação, então chefiada por Silvinei Vasques e subordinada ao ministro da Justiça, Anderson Torres, deu ordens ilegais para que a PRF articulasse operações com o objetivo de dificultar o deslocamento de eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022.

Continua após a publicidade
Banner Meu Bom Atacado

Em 30 de outubro, após diversas denúncias de eleitores de que blitze da PRF dificultavam o deslocamento de eleitores, sobretudo no Nordeste, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, pediu explicações a Silvinei, que alegou haver apenas reforço necessário para garantir a segurança no dia do pleito.

Porém, segundo a PF, o real objetivo seria beneficiar o então presidente Jair Bolsonaro (PL), impedindo que os eleitores de Lula chegassem aos locais de votação.

Efetivo maior

De acordo com dados da PF, o efetivo da PRF no segundo turno foi maior no Nordeste do que nas demais regiões do país. O número de ônibus parados pela fiscalização também foi acima da média em comparação com outras regiões.

O então ministro da Justiça, Anderson Torres, era o chefe de Silvinei. Em agosto de 2024, a PF indiciou Torres e Silvinei Vasques pela ação ilegal da PRF no segundo turno.

Além dos dois, a PF indiciou quatro policiais federais sob suspeita de terem restringido, impedido ou dificultado, com emprego de violência física ou psicológica, o exercício de direitos políticos dos eleitores.

São eles: Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo, Fernando de Sousa Oliveira, Leo Garrido de Salles Meira e Marília Ferreira de Alencar. A pena para esse tipo de crime é reclusão de 3 a 6 anos e multa, além da pena correspondente a violência.

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
35°
Chuvas esparsas

Mín. 24° Máx. 35°

Qui 34°C 24°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 32°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras