
Após a divulgação de imagens de uma viatura da STTRANS sendo flagrada realizando uma ultrapassagem em local proibido na BR-230, próximo ao Posto Tigrão, na entrada de Patos, o representante do Sindicato dos Agentes de Trânsito (SINATRAN) e agente da superintendência, Antônio Coelho, apresentou um posicionamento destacando aspectos técnicos e administrativos do caso.
Coelho reforçou que, conforme o § 6º do artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há infração de trânsito para viaturas em serviço, sendo o condutor responsável por qualquer consequência administrativa, civil ou penal que possa surgir de eventuais danos causados pela falta de cautela no uso dessa prerrogativa.
No entanto, o representante do SINATRAN cobrou explicações da gestão da STTRANS sobre a natureza da missão em que a viatura estava empenhada no momento do registro. Ele apontou que, caso a viatura estivesse em uma missão administrativa externa, seria importante esclarecer se o deslocamento fazia parte de suas atribuições no percurso entre Patos e o distrito de Santa Gertrudes, que compreende a área de atuação da autarquia.
Antônio Coelho questionou a associação imediata do ocorrido à conduta dos Agentes de Trânsito. “Se o uso era administrativo, o que têm os agentes de trânsito com isso? Muito se responsabiliza os agentes, mas é preciso verificar quem estava utilizando a viatura e com qual finalidade”, pontuou.
Confira a nota na íntegra:
Não há infração para viaturas (observe § 6° do artigo 280 do CTB), cabendo ao condutor da viatura a responsabilidade administrativa disciplinar, civil e penal em eventual consequência de danos na falta de cautela no uso dessa prerrogativa.
No entanto, a gestão da STTRANS deveria esclarecer se a viatura estava em missão externa pelo fato da imagem ilustrar que está vindo de fora da área urbana da cidade. Se o translado fosse de Patos a Santa Gertrudes e vice-versa seria o percurso natural de áreas de circunscrição de autuação da STTRANS.
Muito se responsabiliza a conduta de Agentes de Trânsito, mas se essa viatura estava em missão administrativa externa em que o uso era alguém do administrativo?
Se era um uso pelo administrativo o que têm os Agentes de Trânsito com isso?
Quem pode esclarecer é a gestão da STTRANS.
Antônio Coelho
Representante do SINATRAN Patos
Sobre o episódio, o Patosonline.com entrou em contato com o superintendente da STTrans, Elucinaldo Laurindo, mas até o momento ele não se pronunciou sobre o caso. Nossa equipe deixa o espaço aberto para que o órgão possa esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória
Chuvas VCAN mantém céu carregado e favorece pancadas no Sertão; Patos pode ter chuva à tarde e à noite
Espetáculo Natalino Espetáculo natalino da Comunidade Católica Shalom é realizado nesta segunda-feira no Patos Shopping
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias Mín. 23° Máx. 32°