
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 27, revelou que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma queda significativa após a chamada “crise do Pix”. Segundo o levantamento, 49% dos entrevistados desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 47% aprovam.
Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a avaliação negativa supera a positiva, embora as porcentagens estejam dentro da margem de erro de um ponto percentual. O levantamento entrevistou 4,5 mil pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro e foi encomendado pela Genial Investimentos.
Comparado à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2024, a aprovação de Lula caiu de 52% para 47%, enquanto a desaprovação subiu de 47% para 49%. Ambas as variações estão fora da margem de erro, indicando uma tendência de queda na popularidade do presidente.
A “crise do Pix” foi apontada como um dos principais fatores que impactaram negativamente a percepção pública do governo. Na última semana, a oposição acusou o governo de ampliar a coleta de dados de transações via Pix com o objetivo de aumentar a cobrança de impostos. Um vídeo sobre o tema, publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), alcançou mais de 300 milhões de visualizações no Instagram.
Na pesquisa, 66% dos brasileiros afirmaram que o governo errou na condução do tema, enquanto a regulação do Pix foi a notícia negativa mais lembrada pelos entrevistados, citada por 11%.
Apesar do cenário, 47% dos eleitores ainda acreditam que Lula é bem intencionado, contra 46% que acham o contrário. No entanto, 65% dos entrevistados afirmaram que o presidente não tem conseguido cumprir o que prometeu durante a campanha eleitoral, e apenas 20% acreditam que ele tem atingido seus objetivos.
O levantamento tem um intervalo de confiança de 95% e é o primeiro a captar os efeitos diretos da polêmica sobre a avaliação do governo Lula.

Patosonlinhe.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo O Estadão
Imagem Gráfico - CNN Brasil
Coação STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba Mín. 22° Máx. 36°