Você sabe quando é o momento certo de procurar um neurocirurgião? Em um vídeo informativo publicado nas redes sociais, o neurocirurgião e especialista em dor, Dr. Romulo Sousa (CRM-PB: 16013 | RQE: 8085 | RQE Dor: 9236), esclareceu quais sinais e sintomas podem indicar a necessidade de consultar esse especialista.
Doenças do sistema nervoso central e periférico
Dr. Romulo explicou que o neurocirurgião é o profissional indicado para tratar doenças do sistema nervoso central, como o cérebro e a medula, bem como do sistema nervoso periférico. Ele destacou situações em que é essencial buscar essa assistência:
Dor de cabeça intensa e súbita: Conhecida como dor de cabeça "introvoada", pode ser um sinal de aneurisma cerebral e requer atendimento imediato.
Dores de cabeça com náuseas e vômitos: Esses sintomas, que não melhoram com medicação, podem indicar hidrocefalia, uma condição que precisa de acompanhamento especializado.
Formigamento e perda de controle: Sintomas como formigamento nas pernas, perda de controle da bexiga ou do intestino, e dores irradiadas para as pernas podem estar relacionados a doenças da coluna, como a hérnia de disco, que necessitam de investigação detalhada.
Quando a medicação não é suficiente
Dr. Romulo também abordou doenças que inicialmente podem ser controladas com medicamentos, mas que em casos mais graves podem exigir intervenções cirúrgicas:
Doença de Parkinson e epilepsia: Quando as opções de tratamento medicamentoso são esgotadas sem resultados satisfatórios, o neurocirurgião pode oferecer alternativas cirúrgicas para controle das condições.
Procure um especialista
“Se você conhece alguém ou se encaixa nesses perfis, procure um neurocirurgião que ele vai te ajudar nas tuas condições”, orientou Dr. Romulo. Ele reforçou a importância de buscar orientação médica adequada para diagnosticar e tratar problemas de saúde relacionados ao sistema nervoso.
Para mais informações e dicas de saúde, acompanhe o Dr. Romulo Sousa em suas redes sociais e fique por dentro de conteúdos valiosos sobre neurologia e qualidade de vida.
Mín. 22° Máx. 35°