
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica que afeta principalmente os tecidos moles, causando dor generalizada e fadiga persistente.
Portadores da doença em Patos-PB pedem ajuda a sociedade e aos representantes do povo a fim de se garantir seus direitos.
Recentemente o vereador Rafael Policial se reuniu com pacientes que lutam contra a doença e pelos direitos que lhe são peculiares na casa paroquial da Igreja Santa Luzia no bairro Monte Castelo, para discutir as demandas e uma modificação no estatuto que para o parlamentar existem muitas imperfeições.
O encontro aconteceu em meio à discussão do assunto junto com o vereador Rafael e esse público, mas vem sendo constantemente discutida na esfera judicial em algumas situações, visto que, em regra, Juntas Médicas, até o momento não vem concedendo nenhum tipo de benefício as pessoas que possuem esse tipo de patologia o que seria garantido por Lei.
Embora sua causa exata não seja totalmente esclarecida, supõe-se que a fibromialgia se relacione a um desequilíbrio no cérebro e a medula espinhal processando sinais de dor, tornando o sistema nervoso mais sensível a estímulos.
Rafael enfatizou ainda que todos os assuntos discutidos durante a reunião foram importantes e vão ajudar não só a ele, mas os próprios pares e ao próprio Poder Legislativo a desenvolver campanhas na mídia local, na sociedade e na divulgação da Lei que traga mais um pouco de tranquilidade para "essas pessoas", garantiu.
O vereador também mencionou sua colega de atividade parlamentar Lúcia de Chica Motta (Republicanos) que participou da reunião e se comprometeu a se engajar ao vereador para dar prosseguimento às atividades em prol dos portadores de fibromialgia, sejam mulheres, ou homens, na cidade de Patos.
A Lei 14.233/2021, sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro, estabeleceu o dia 12 de maio como o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia no País. Porém, a luta dessas pessoas no município é constante e incansável em busca de seus objetivos que possam minimizar a dor, o preconceito e os problemas enfrentados por cada um.
Por mais que se fale no assunto, a doença se torna invisível aos olhos de muitos, mas excessivamente impactante aos padecentes.
Veja abaixo, vídeo com entrevistas:
Espetáculo Natalino Espetáculo natalino da Comunidade Católica Shalom é realizado nesta segunda-feira no Patos Shopping
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Mín. 23° Máx. 32°