Segunda, 03 de Novembro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Policial Investigação

Secretário de Saúde da Paraíba diz que morte de criança de 5 anos no Hospital de Santa Luzia está sendo investigada: “Não houve negligência”

O secretário informou que aguarda o resultado do laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que determinará as causas da morte.

11/02/2025 às 18h38 Atualizada em 12/02/2025 às 00h40
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Fotos: Ô Paraíba Boa!/Reprodução
Fotos: Ô Paraíba Boa!/Reprodução

Em entrevista ao programa Ô Paraíba Boa, da Rádio 100.5 FM de João Pessoa, o secretário de Saúde do Estado, Ari Reis, falou sobre a morte do garoto Enzo Gabriel Ferreira, de apenas 5 anos, ocorrida na última sexta-feira (07), após uma cirurgia de postectomia (fimose) no Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, Sertão da Paraíba. 

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O procedimento, considerado simples no campo da medicina, foi realizado por volta das 9h. Segundo a família, residente no Sítio Bom Jesus, em Teixeira, Enzo faleceu ao meio-dia, mas os parentes só foram informados da morte às 15h, sem explicações detalhadas sobre o ocorrido. A família relatou que todos os documentos exigidos para o procedimento foram entregues, incluindo o risco cirúrgico. Além disso, os familiares afirmam que avisaram os médicos sobre um problema cardíaco hereditário no menino, o que poderia exigir cuidados adicionais.

De acordo com o secretário, ele tomou conhecimento do fato poucos minutos após o óbito da criança e providenciou o apoio necessário à família, além de esclarecimentos sobre o caso. Ele também solicitou cópias dos prontuários e o encaminhamento do corpo do garoto para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em João Pessoa.

"Desde a sexta-feira, poucos minutos depois, nós ficamos sabendo. Providenciei para que toda a família recebesse o apoio necessário e os devidos esclarecimentos. Também solicitei cópias dos prontuários, que chegaram prontamente à secretaria ainda na sexta-feira, e a remoção do corpo da criança para investigação no SVO, na capital. Estou acompanhando e cobrando todos os dias o laudo do SVO sobre as prováveis causas do óbito dessa criança", declarou.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Dr. Ari Reis disse ser uma morte como incomum, tendo em vista que se trata de um procedimento com anestesia local e que dura cerca de 15 minutos. O secretário informou que, após a conclusão da cirurgia, Enzo foi encaminhado para a enfermaria consciente e orientado. No entanto, algumas horas depois, passou mal e não apresentava mais sinais vitais. A equipe médica realizou o processo de reanimação, mas, infelizmente, o garoto não resistiu.

"É absolutamente incomum um óbito após uma cirurgia de fimose, pois a anestesia é local e o procedimento dura cerca de 15 minutos. O paciente (Enzo) concluiu a cirurgia e foi para a enfermaria consciente e orientado, assim como as outras crianças que passaram pelo mesmo procedimento no dia. Algumas horas após a cirurgia, a mãe notou que ele não estava dormindo, mas, sim, ficando roxinho. Ela então solicitou atendimento. A equipe médica realizou reanimação por mais de 30 minutos, mas, infelizmente, não conseguimos salvá-lo. Estamos investigando a causa desse óbito", afirmou.

O secretário classificou o ocorrido como uma fatalidade e disse que não houve negligência por parte do hospital.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

"A criança teve alta, isso está registrado em prontuário. Estava consciente, orientada e acordada. Infelizmente, com muita tristeza, ninguém quer perder uma criança. Foi uma fatalidade. Ainda não sabemos a causa, e estou aguardando o laudo do SVO de João Pessoa para esclarecer as possíveis razões. A Secretaria tem dado todo o apoio à família desde o início, assim como ao hospital. Também reforcei as orientações à unidade. Mas, pelo que investigamos até agora, realmente trata-se de uma fatalidade. Não houve negligência ou falta de atendimento. É preciso esclarecer melhor do ponto de vista médico o que ocorreu, e o laudo do SVO trará essas respostas", finalizou.

Veja abaixo a fala do secretário:

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Ter 38°C 23°C
Qua 38°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras