O trabalho desenvolvido pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) levou o Estado ao topo do ranking de redução do desperdício de água: a Paraíba figura como 11º lugar nacional e 1º da região Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados. O recorte deste levantamento, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), foi divulgado nesta terça-feira (11). A Paraíba é um dos quatro estados que já atingiram o padrão de excelência em perdas volumétricas, previsto como meta para 2034 pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional.
No Ranking de Competitividade dos Estados (CLP), o indicador de Perda de Água compõe o pilar de Sustentabilidade Ambiental, que inclusive é destacado no levantamento como um dos potenciais da Paraíba. O indicador leva em consideração as perdas “aparentes” e “reais”. As perdas aparentes referem-se ao volume de água efetivamente consumido pelo usuário, porém que não foi medido ou contabilizado gerando, portanto, perda de faturamento para o prestador. Como por exemplo problemas de medição, ligações clandestinas e gatos. Já as perdas reais referem-se a toda água já disponibilizada para distribuição a qual, pela ocorrência de vazamentos, acaba por não chegar aos consumidores.
O desempenho da Cagepa já vem sendo destacado pelas últimas publicações do CLP; as cidades paraibanas de João Pessoa e Campina Grande conquistaram posições de destaque no ranking dos cinco municípios com melhor saneamento da região Nordeste. Em janeiro deste ano, João Pessoa figurou como a quarta capital com melhor saneamento básico do País e a melhor capital do Nordeste neste segmento. A capital paraibana ficou atrás apenas de Curitiba (1º), São Paulo (2º) e Belo Horizonte (3º).
O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius Neves, destaca que a gestão de perdas é uma das prioridades na política da empresa e seu trabalho vem sendo refinado com o ‘Plano de Ação da Nova Política de Combate às Perdas no Faturamento e na Distribuição’, iniciado em 2023. “Ano após ano, estamos melhorando os processos de redução e controle de perdas nos sistemas de distribuição, justamente porque entendemos que evitar perdas significa economia, sustentabilidade e mais qualidade na oferta de serviços aos nossos clientes”, analisou.
O CLP utilizou dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Governo Federal. O levantamento completo está disponível no site rankingdecompetitividade.org.br.
Por Assessoria/Cagepa
Mín. 23° Máx. 36°