Sexta, 21 de Março de 2025
Banner Clima Sublime
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Meu Bom Atacado
UNIFIP
Brasil Eleições 2022

Musk acusa governo Biden de financiar eleição de Lula em 2022

Empresário respondeu à publicação de senador republicano na rede social X, o antigo Twitter, acusando interferência do ‘deep state’

14/02/2025 às 13h50 Atualizada em 15/02/2025 às 01h16
Por: Felipe Vilar Fonte: R7
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O empresário sul-africano Elon Musk afirmou que os Estados Unidos financiaram a eleição de 2022, que resultou na vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O comentário foi uma resposta a uma publicação do senador republicano Mike Lee, que perguntou se a população americana ficaria incomodada caso o dinheiro norte-americano tivesse contribuído para a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Bem, o ‘deep state’ [em tradução, o Estado secreto] dos EUA de fato fez isso”, respondeu o aliado de Donald Trump. Elon Musk, entretanto, não apresentou provas de sua afirmação.

O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta no X (antigo Twitter) um print de uma reportagem sobre o assunto, mas não comentou.

A publicação também repercutiu entre os aliados do ex-presidente. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu a Musk, que chefia o Departamento de “Eficiência Governamental” norte-americano, pelo comentário. “Agora o Ocidente tem fortes aliados da liberdade de expressão”, completou o filho de Bolsonaro.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que isso é a “pontinha do iceberg”. “Muita coisa deve vir a público”, completou. Todos os posts foram feitos na plataforma X, que é propriedade do bilionário sul-africano.

O deputado Eduardo Bolsonaro está em Washington para conversar com parlamentares aliados de Trump. Isso inclui o próprio Lee, a quem Musk respondeu no X. Entre outros assuntos, estão as eleições brasileiras de 2022.

Bolsonaristas e pessoas ligadas ao presidente norte-americano criticaram, por exemplo, a participação do TSE )Tribunal Superior Eleitoral) em um estudo financiado pela Usaid contra as fake news. E a Usaid se tornou um dos principais alvos de Trump neste início de mandato.

Críticas de Musk

Musk, CEO de empresas como SpaceX, Tesla e dono da plataforma X, tem sido vocal sobre sua visão de que agências governamentais e organizações internacionais muitas vezes são ineficientes ou burocráticas.

Em particular, ele questionou a eficácia dos gastos da agência e sugeriu que iniciativas privadas, como as que ele próprio promove, poderiam ser mais eficientes na resolução de problemas globais, como fome, pobreza e acesso à tecnologia.

Em várias ocasiões, Musk descreveu a agência como um “ninho de vermes” e uma “organização criminosa”. Ele alega que a Usaid é administrada por “lunáticos radicais de esquerda” e que a agência está repleta de fraudes e corrupção.

Musk, nomeado pelo presidente Donald Trump para reduzir os gastos do governo federal, anunciou a intenção de fechar a Usaid, uma medida que Trump apoiou publicamente.

A ideia de Musk “fechar” a Usaid não é factível, já que a agência é uma instituição pública financiada pelo governo dos EUA. No entanto, suas declarações podem ser interpretadas como uma provocação ou um chamado para reformas na forma como a ajuda internacional é gerenciada.

 

Fonte: R7

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h08 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Sáb 33°C 22°C
Dom 35°C 21°C
Seg 35°C 22°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras