O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, desativou sua conta pessoal na rede social X, de propriedade do bilionário Elon Musk. A assessoria da Corte informou nesta sexta-feira (21) que Moraes já não utilizava a plataforma desde janeiro de 2024 e tomou a decisão por iniciativa própria.
A mudança pegou os seguidores de surpresa, que, ao acessarem o perfil do ministro, encontraram a mensagem: "Esta conta não existe". O perfil havia sido criado em agosto de 2017 e era utilizado para publicações institucionais e posicionamentos do magistrado.
A saída de Moraes da plataforma ocorre um dia após ele determinar que a empresa X Brasil pague uma multa de R$ 8,1 milhões por descumprimento de ordem judicial. A penalidade foi aplicada em outubro de 2024, após a rede social se recusar a fornecer dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro Allan dos Santos, investigado por disseminação de notícias falsas.
Na época, o ministro estipulou uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Em resposta ao STF, a plataforma X afirmou que suas operadoras "não coletam dados cadastrais", mas o recurso da empresa não foi aceito.
Moraes determinou que a empresa seja intimada, por meio de seus advogados, a realizar o pagamento imediato da multa.
O blogueiro Allan dos Santos é alvo de dois inquéritos no STF. Um investiga ameaças a ministros e a disseminação de fake news, enquanto o outro apura um possível financiamento dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Por Patos Online
Com Metrópoles
Mín. 22° Máx. 38°