
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 1,23% em fevereiro deste ano, marcando um aumento de 1,12 ponto percentual (p.p.) em relação à taxa registrada em janeiro (0,11%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que apontava uma alta de 1,37%. O intervalo das projeções variava entre 0,56% e 1,53%.
No acumulado do ano, a prévia da inflação soma alta de 1,34%. Já nos últimos 12 meses, a variação foi de 4,96%, superando os 4,50% observados no período imediatamente anterior. As projeções para o indicador em 12 meses variavam entre 4,28% e 5,91%, com uma mediana positiva de 5,11%.
Os principais responsáveis pela elevação do IPCA-15 em fevereiro foram os grupos Habitação, que registrou alta de 4,34% e impacto de 0,63 p.p. no índice geral, e Educação, com aumento de 4,78% e impacto de 0,29 p.p. Essa foi a maior alta do IPCA-15 desde abril de 2022 (1,73%) e a maior variação para um mês de fevereiro desde 2016, quando o índice avançou 1,42%.
O IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação oficial do país e serve como um termômetro para a trajetória dos preços ao longo do mês. A alta registrada reforça as preocupações sobre o impacto da inflação no poder de compra dos consumidores e pode influenciar futuras decisões de política monetária no Brasil.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo O Estadão
CASO MASTER PF apura suposto uso de recursos de Vorcaro para financiar Eduardo Bolsonaro nos EUA
CASO MASTER Delegada da PF e marido eram “espiões” de Vorcaro na corporação
COMPLIANCE ZERO PF prende pai de Daniel Vorcaro em nova etapa da investigação do caso Master
COMBUSTÍVEIS Governo Lula anuncia subsídio de até R$ 0,89 no litro da gasolina
HOMENAGEM Patoense Antônio Coelho é homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo durante solenidade pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito
EXPORTAÇÃO União Europeia deixa Brasil fora de exportação de carnes por exigências sanitárias Mín. 21° Máx. 33°