
Os estabelecimentos farmacêuticos privados da Paraíba estão obrigados a aceitar e registrar prescrições de medicamentos antimicrobianos emitidas por enfermeiros registrados no Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PB). A medida está prevista na Nota Técnica nº 01/2025, da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), publicada nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial do Estado.
Conforme a normativa, as farmácias terão até o dia 20 de maio de 2025 para adequar seus sistemas internos, criando um campo específico para o registro do número de inscrição dos profissionais de enfermagem responsáveis pelas prescrições. Durante esse período de adaptação, a Agevisa determinou que a escrituração das receitas poderá ser realizada em Livro de Registro Específico eletrônico ou em outros sistemas digitais, como planilhas de Excel. A recusa de prescrições feitas por enfermeiros, sob a justificativa de impossibilidade de registro, está proibida.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, as vias originais das receitas devem ser retidas nas farmácias para possível inspeção sanitária. No entanto, algumas restrições foram estabelecidas: as prescrições feitas por enfermeiros não serão aceitas no Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que exige receituário médico ou odontológico.
Além disso, não serão permitidas prescrições de medicamentos sujeitos a controle especial, como substâncias entorpecentes, psicotrópicas e anabolizantes, conforme a Portaria nº 344/1998 do Ministério da Saúde. Esses medicamentos só podem ser prescritos por médicos, médicos veterinários ou odontólogos.
A medida busca ampliar a autonomia dos profissionais de enfermagem no atendimento à população, especialmente em programas de saúde pública, garantindo maior agilidade no acesso a medicamentos antimicrobianos. Para conferir a Nota Técnica na íntegra, acesse o Diário Oficial do Estado pelo site A União.
Por Patos Online
Polêmica Prefeitura paraibana demite enfermeiras após profissionais posarem para foto durante atendimento em aciedente que deixou uma pessoa morta
Louvor e Fé Passagem para Cristo: noite de fé e louvor com o Padre Fabrício
Greve Trabalhadores dos Correios na Paraíba entram em greve por tempo indeterminado
CNH do Brasil Detran da Paraíba emite a primeira CNH do Brasil em novo processo de aulas
Concurso público Paraíba tem 369 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 8,7 mil
Mega Sena Mega-Sena acumula, e Paraíba registra apostas premiadas na quina e quadra
Dinheiro 13º salário: segunda parcela cai até 19 de dezembro para 95,3 milhões de trabalhadores
Baixa Umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba; índices podem cair a 20%
Campanha solidária Morador de Cacimba de Areia divulga vaquinha solidária para ajudar conterrâneo internado em São Paulo Mín. 23° Máx. 36°