
O Brasil registrou 344 mil internações por doenças associadas ao saneamento ambiental inadequado em 2024, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil nesta quarta-feira (19). O levantamento antecede o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.
Entre os casos, 168,7 mil estão relacionados a infecções transmitidas por insetos-vetores, com destaque para a dengue. Já as doenças de transmissão feco-oral, como gastroenterites causadas por vírus, bactérias ou parasitas, somaram 163,8 mil hospitalizações, ocupando o segundo lugar no ranking.
Apesar do alto número de internações—quase 950 por dia—, os registros apresentam uma queda média de 3,6% ao ano desde 2008. No entanto, a situação varia entre as regiões do país. Em 2023, a Região Centro-Oeste teve a maior taxa de internações, com 25,5 casos por dez mil habitantes, devido ao surto de dengue. Já a Região Norte registrou 14,5 internações por doenças de transmissão feco-oral, o dobro da média nacional.
Os estados mais afetados foram o Amapá, com 24,6 internações por dez mil habitantes, e Rondônia, com 22,2. No Nordeste, embora a taxa geral esteja próxima da média nacional, a incidência de doenças feco-orais preocupa. No Maranhão, a taxa chegou a 42,5 internações por dez mil habitantes, seis vezes superior à média do país.
As doenças associadas ao saneamento precário têm origem na contaminação por vírus, bactérias ou parasitas presentes nas fezes de indivíduos infectados. A transmissão ocorre principalmente por meio da água e de alimentos contaminados, além da falta de higiene das mãos. Já as doenças transmitidas por insetos-vetores também estão ligadas ao saneamento deficiente, pois o acúmulo de lixo favorece a proliferação desses agentes.
A melhora nos índices de saneamento básico e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à saúde ambiental são apontados como essenciais para reduzir esses números e prevenir novas epidemias no país.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações do site Fronteira Livre
EM RECUPERAÇÃO Mulher que ficou paraplégica após elevador despencar passa por cirurgia na coluna
STF Presidente da OAB-PB, Harrison Targino comenta rejeição de Jorge Messias ao STF e defende debate sobre modelo de indicação
NOTA DE FALECIMENTO Morre aos 84 anos Genival Reinaldo dos Santos, morador do Sítio Logradouro, em Passagem
PARTO DE EMERGÊNCIA Bebê nasce dentro de ambulância do SAMU de Desterro durante trajeto entre Cacimbas e Patos
EMOCIONANTE Bebê nasce dentro de ambulância com apoio do SAMU de Matureia, na madrugada deste domingo de Dia das Mães
CONCURSO PÚBLICO Prefeitura de Campina Grande detalha vagas de concurso com mil oportunidades em quatro editais
CONCURSO PÚBLICO Prefeitura de Campina Grande anuncia concurso público com mil vagas e quatro editais
LUTO Família comunica o falecimento de Marinaldo de Lucena Nóbrega, aos 48 anos
DIREÇÃO PERIGOSA Motorista é flagrado trafegando na contramão e praticando direção perigosa em rodovia de Teixeira; veja o vídeo Mín. 23° Máx. 32°