Segunda, 31 de Março de 2025
UNIFIP
Banner Meu Bom Atacado
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Saúde Tuberculose

Coordenador da Vigilância Epidemiológica esclarece sobre o atendimento da tuberculose em Patos-PB; OUÇA

O coordenador reforçou que a Vigilância Epidemiológica de Patos continua realizando exames para o diagnóstico da tuberculose e orientou que, mesmo aqueles que fizeram exames na rede particular e receberam o diagnóstico positivo, devem procurar uma UBS.

28/03/2025 às 08h00 Atualizada em 28/03/2025 às 15h50
Por: Girleide Vilar Fonte: PatosOnline
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Pexels)
Imagem ilustrativa (Foto: Pexels)

Após a veiculação de uma reportagem sobre a tuberculose, pacientes de Patos-PB denunciaram a falta de um médico pneumologista no município para tratar a doença. Diante das reclamações, o coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Amorim, esclareceu que o atendimento de pacientes com tuberculose é feito pela Atenção Primária, e que a presença de um especialista não é obrigatória para o diagnóstico e tratamento.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo ele, qualquer pessoa com sintomas suspeitos pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde é cadastrada. O médico da UBS tem a competência para solicitar exames como o Teste Rápido Molecular (TRM), a baciloscopia de escarro e a radiografia de tórax, que permitem identificar a doença. Caso a suspeita seja confirmada, a notificação é feita ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), e o paciente recebe a medicação necessária.

"Não é necessário um pneumologista para iniciar o tratamento da tuberculose. O fluxo de atendimento envolve a UBS, a realização dos exames e o encaminhamento à Vigilância Epidemiológica para o fornecimento da medicação", explicou o coordenador.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ele ainda destacou que o pneumologista que atuava no município atendia apenas casos em que os pacientes apresentavam intercorrências com os medicamentos, como efeitos colaterais severos. Nesses casos, os pacientes são encaminhados para referência especializada, onde passam por avaliação e ajustes no tratamento.

O coordenador reforçou que a Vigilância Epidemiológica de Patos continua realizando exames para o diagnóstico da tuberculose e orientou que, mesmo aqueles que fizeram exames na rede particular e receberam o diagnóstico positivo, devem procurar uma UBS. Isso porque toda a medicação é supervisionada pelo sistema público de saúde, garantindo o acompanhamento adequado do paciente ao longo do tratamento.

Continua após a publicidade
Banner Dr Fernando Juca
José Amorim - Crédito: Rádio Espinharas FM
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 03h07 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 36°

Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 20°C
Qui 35°C 23°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras