
Após a veiculação de uma reportagem sobre a tuberculose, pacientes de Patos-PB denunciaram a falta de um médico pneumologista no município para tratar a doença. Diante das reclamações, o coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Amorim, esclareceu que o atendimento de pacientes com tuberculose é feito pela Atenção Primária, e que a presença de um especialista não é obrigatória para o diagnóstico e tratamento.
Segundo ele, qualquer pessoa com sintomas suspeitos pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde é cadastrada. O médico da UBS tem a competência para solicitar exames como o Teste Rápido Molecular (TRM), a baciloscopia de escarro e a radiografia de tórax, que permitem identificar a doença. Caso a suspeita seja confirmada, a notificação é feita ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), e o paciente recebe a medicação necessária.
"Não é necessário um pneumologista para iniciar o tratamento da tuberculose. O fluxo de atendimento envolve a UBS, a realização dos exames e o encaminhamento à Vigilância Epidemiológica para o fornecimento da medicação", explicou o coordenador.
Ele ainda destacou que o pneumologista que atuava no município atendia apenas casos em que os pacientes apresentavam intercorrências com os medicamentos, como efeitos colaterais severos. Nesses casos, os pacientes são encaminhados para referência especializada, onde passam por avaliação e ajustes no tratamento.
O coordenador reforçou que a Vigilância Epidemiológica de Patos continua realizando exames para o diagnóstico da tuberculose e orientou que, mesmo aqueles que fizeram exames na rede particular e receberam o diagnóstico positivo, devem procurar uma UBS. Isso porque toda a medicação é supervisionada pelo sistema público de saúde, garantindo o acompanhamento adequado do paciente ao longo do tratamento.
Novembro Azul Hospital do Bem integra ações do CHRDJC e realiza “Dia D” de conscientização do Novembro Azul em Patos
Hospital Regional Plantão do Complexo Hospitalar de Patos registra 278 atendimentos no fim de semana
Saúde Mental Solidão adoece: Isolamento aliado ao uso excessivo de telas aumenta o risco de depressão, alzheimer e infarto, alerta médico
VAGAS DE EMPREGO Patos concentra 262 oportunidades: Sine-PB inicia dezembro com 1.389 vagas de emprego em 12 cidades
Cerimônia de posse Líder do Governo na Câmara, vereador Maikon Minervino destaca posse de Perla Gadelha e fortalecimento do Republicanos em Patos
POSSE Perla Gadelha toma posse como vereadora na Câmara Municipal de Patos-PB e anuncia primeiras ações do mandato
Ação Vereador destaca pacote de obras em Santa Gertrudes e diz que distrito vive “novo momento”
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Pagamento em dias Câmara Municipal de Patos paga segunda parcela do 13º salário e reforça compromisso com valorização dos servidores
Mín. 22° Máx. 37°