
Após 19 dias de viagem, o transformador de 250 toneladas, vindo da China, chegou nesta sexta-feira (4) ao seu destino final: o Parque Eólico Serra da Palmeira, no Seridó paraibano. O equipamento é peça-chave para a entrada em operação de um dos maiores complexos eólicos da Paraíba, que está sendo construído pela CTG Brasil.
A longa jornada teve início no dia 15 de março, quando o transformador saiu de Cabo de Santo Agostinho (PE). A travessia por terra foi feita com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), em um percurso total de quase 400 quilômetros, sendo 222 km em solo paraibano.
Segundo a PRF, a logística incluiu comboios em velocidade média de 7 km/h nas BRs e até 20 km/h nas rodovias estaduais. O transporte, de dimensões extraordinárias — 113,7 metros de comprimento no início do percurso e 54 metros nas estradas estaduais — exigiu interdições, pausas para descanso e adaptações de acesso ao parque.
A travessia do equipamento virou atração por onde passou. Em Pernambuco, o comboio se transformou em um verdadeiro evento, com direito a churrasco, fantasias e vídeos com drones. Páginas nas redes sociais chegaram a apelidar o movimento de "Transformador Fest" e "Bloco do Transformador".
Na Paraíba, o clima festivo continuou. Em Santa Rita, uma família chegou a comemorar o aniversário de uma criança em cima da carreta que transportava o transformador, com bolo, velinhas e parabéns. “Eles convidaram quem estava por perto para cantar parabéns”, contou a jornalista Luana Farias, que flagrou a cena inusitada.
O transformador será responsável por converter a energia eólica em elétrica e integrá-la ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com Lucas Sanchez, Diretor de Engenharia de Renováveis da CTG Brasil, “a previsão é que, em cerca de 30 dias, sejam finalizados os processos de montagem, comissionamento e testes, para que o equipamento esteja energizado na primeira quinzena de maio”.
Produzido na China, o equipamento chegou ao Brasil via navio e foi transportado até o Seridó pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação.
O Parque Eólico Serra da Palmeira contará com 108 aerogeradores, distribuídos entre os municípios de Picuí (36), Nova Palmeira (33), Pedra Lavrada (25), São Vicente do Seridó (10) e Baraúna (4). A potência instalada será de 648 megawatts (MW), o suficiente para abastecer até 1,7 milhão de pessoas.
Além do transformador já entregue, um segundo equipamento semelhante está previsto para começar o mesmo trajeto entre os meses de abril e maio, reforçando ainda mais a infraestrutura energética do Estado.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
LUTO AISP emite nota de pesar pelo falecimento de Thalita Nóbrega, filha do jornalista Misael Nóbrega, sócio-fundador da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano Mín. 21° Máx. 35°