
O desembargador Ricardo Vital de Almeida, da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, discutiu, nesta terça-feira (8), com o advogado José Paulo Schneider durante a Sessão Ordinária do Colegiado. Na sustentação, o representante da defesa criticou uma decisão anterior da Justiça da Paraíba e o magistrado exigiu respeito com a Corte.
“Vossa Excelência pode estar acostumada a gritar ‘noutras plagas’. Aqui, Vossa Excelência, respeite como respeitado é. Eu peço a Vossa Excelência que mantenha a postura mínima de advogado como eu estou mantendo a minha, que não é mínima. É a do meu cotidiano e é a nossa na Paraíba. Vossa Excelência, pode estar acostumado a esse tipo de divagações noutros cantos e recantos até. Na Paraíba, a seara é de respeito, mas é um respeito em que se respeita sendo respeitado”, disse o desembargador.
O advogado alegou que Vital foi racista por mencionar o estado do Tribunal ao se referir a ele enquanto profissional de fora. Além disso, se defendeu afirmando que sua crítica não foi aos juízes paraibanos, e sim, ao caso que citou em específico.
“A minha crítica é a um processo da Paraíba, a uma operação em si e não a história institucional dos juízes da Paraíba. (…) Então não venha me atacar, senhor relator. Eu quero ratificar então o meu respeito ao Tribunal de Justiça da Paraíba e apenas dizer que quando eu fiz, eu fiz indicando provas, não fiz de maneira genérica e recebo com muito, mas com muita tristeza, o preconceito do desembargador com a minha origem, porque ele fez questão de dizer que na Paraíba é assim e nos outros cantos não”, se defendeu José Paulo.
Na tréplica, Ricardo Vital negou que tenha praticado qualquer ato discriminatório. “Não houve qualquer discriminação em relação a sua origem, ao seu estado, até porque é um estado irmão onde tenho colegas. Não, tenho mais do que colegas, tenho amigos e que muito me honram e procuro honrá-los em relação a isso. Não há qualquer discriminação de nossa parte, vossa excelência que está fazendo um juízo idiossincrático, absolutamente subjetivo”, concluiu.
Fonte: MaisPB
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
LUTO AISP emite nota de pesar pelo falecimento de Thalita Nóbrega, filha do jornalista Misael Nóbrega, sócio-fundador da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano Mín. 21° Máx. 35°