Na manhã desta quarta-feira, 16 de abril de 2025, a Polícia Civil da Paraíba deu início, em Patos, a mais uma etapa da Operação Recupera, voltada à devolução de celulares furtados e roubados aos seus legítimos proprietários. A ação aconteceu na sede da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, com participação de autoridades e equipes da 3ª Superintendência (REISP), da 15ª Delegacia Seccional e da Delegacia Especializada.
A solenidade contou com a presença do Delegado Superintendente Dr. Cristiano Jacques, do Delegado Seccional Dr. Rodrigo Monteiro e do Delegado Titular da DRF, Dr. Rônis Fernandes, além da equipe de escrivães e investigadores que atuam diretamente nas investigações de crimes patrimoniais.
Em entrevista ao jornalista Higo de Figueirêdo, da Rádio Espinharas FM, o delegado Rodrigo Monteiro destacou que a operação é de caráter permanente da Polícia Civil, com polos nas quatro sedes das superintendências de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos. Os servidores que compõem a equipe investigativa é formada pelos recém-nomeados no último concurso.
A Operação Recupera tem como principal objetivo localizar, apreender e devolver celulares subtraídos em ações criminosas nas cidades que integram a 3ª REISP no Sertão da Paraíba. Somente nesta fase em Patos, diversos aparelhos foram restituídos aos donos, marcando mais um avanço no combate ao comércio ilegal de produtos eletrônicos.
De acordo com a Polícia Civil, centenas de celulares já foram devolvidos em todo o estado, fruto de investigações contínuas e denúncias feitas pela população. A corporação orienta que, ao registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.), a vítima sempre informe o número do IMEI do aparelho — dado essencial para localização e recuperação do celular. O IMEI pode ser encontrado na nota fiscal ou na caixa original do dispositivo.
"A partir desse IMEI, a equipe de investigadores da Operação Recupera fará contato com a operadora de telefonia para identificar qual nova linha foi habilitada naquele aparelho. Em seguida, entrará em contato com a pessoa que está na posse do aparelho, que será intimada a comparecer na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, sede da Operação Recupera no Sertão, para que ela possa prestar esclarecimentos ou devolver o dispositivo. Caso não ocorra esse comparecimento ou devolução, será instaurado um inquérito policial para apurar toda a situação que envolve aquela posse irregular do aparelho", comentou Dr. Rodrigo Monteiro.
Ouça mais detalhes abaixo:
O delegado Rônis Feitosa, titular da DRF de Patos, informou que as recuperações se deram em outros municípios e estados, a exemplo do Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. Ele atribui essa logística ao fato de que Patos não possui um mercado amplo para aparelhos receptados, diferentemente de outros regiões metropolitanas, tal qual João Pessoa.
Conforme Dr. Rônis, estavam agendadas 14 devoluções para esta fase da operação. Ouça mais detalhes abaixo:
As autoridades destacam que a população pode colaborar com repassando informações sobre celulares de procedência duvidosa ou ilícita por meio do Disque Denúncia 197. O canal é gratuito, sigiloso e disponível para denúncias sobre qualquer tipo de crime.
As investigações da Polícia Civil seguem em andamento com o objetivo de recuperar o maior número possível de aparelhos e responsabilizar os autores dos crimes. A Operação Recupera representa um esforço integrado entre delegacias e comunidades para devolver bens subtraídos e combater a receptação no estado.
Os proprietários comemoraram a devolução dos aparelhos e parabenizaram o trabalho da Polícia Civil. Ouça abaixo:
Por Patos Online
Mín. 20° Máx. 36°