
A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) publicou, no Diário Oficial do Estado deste sábado (26), Notas Técnicas determinando a suspensão imediata da fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e uso de produtos das empresas F.M Fabricação de Laticínios Ltda. e Comercial Caicó Ltda. A medida inclui também a apreensão dos produtos em todo o território paraibano.
A decisão foi tomada após a deflagração da Operação Saturação, realizada na última quinta-feira (24), que contou com a participação da Agevisa, do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon/MPPB), da Secretaria da Fazenda (Sefaz/PB), da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap/PB) e das Polícias Civil e Militar da Paraíba. A ação constatou diversas irregularidades, incluindo a produção e falsificação de manteiga da terra utilizando registros sanitários e rótulos de outras empresas de forma fraudulenta.
Durante a operação, foram presas três pessoas — dois gerentes e um médico veterinário — e apreendidos aproximadamente 300 unidades de manteiga da terra em embalagens pequenas, 15 mil litros de leite, três toneladas de margarina e três mil litros de óleo vegetal, além de uma carga que estava em um caminhão.
Conforme a Nota Técnica nº 002/2025, ficam suspensas todas as marcas da F.M Fabricação de Laticínios Ltda., incluindo o queijo de manteiga marca Paulista e a manteiga da terra das marcas Paulista, Rainha Paraibana, Gêmeos, Serrano e Caicó.
Já a Nota Técnica nº 003/2025 determina a suspensão de todos os produtos da marca Caicó, fabricados pela Comercial Caicó Ltda.
A Agevisa alerta que o descumprimento das determinações constitui infração sanitária, sujeita a sanções administrativas, civis e penais. As autoridades continuam com ações de fiscalização.
Por Patos Online
DOAÇÃO DE SANGUE Familiares mobilizam campanha de doação de sangue para jovem de 19 anos ferido em acidente na BR-361, em Santa Terezinha
OPORTUNIDADES Paraíba reúne 410 vagas em concursos e seleções com salários que podem ultrapassar R$ 20 mil
CIÊNCIA E DESCOBERTA Maior pegada de dinossauro do Brasil é identificada no Sertão da Paraíba, aponta pesquisa
SÓSIA Ator José Loreto entra na brincadeira após encontrar “sósia” no Sertão da Paraíba
AVELINOS Governo da Paraíba distribui 160 mil alevinos e fortalece piscicultura no Sertão; Confira as cidades contempladas
TURISMO Festival de Voo Livre de Matureia: Um espetáculo nos céus para toda a família
LANÇAMENTO Ronaldo Magella lança décimo livro em evento na Biblioteca de Matureia
AUDIÊNCIA PÚBLICA Audiência pública em Condado vai debater direitos das pessoas com deficiência e mobiliza mães atípicas
SEGURANÇA Paraíba passa a permitir venda de spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres com novas regras Mín. 22° Máx. 32°