
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), receberá novamente nesta segunda-feira (28) o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), para dar continuidade às negociações em torno da votação do projeto de lei que propõe a anistia aos condenados pelos atos extremistas de 8 de janeiro.
O encontro está previsto para acontecer a partir das 13h, na Residência Oficial da Câmara, em Brasília. Será a segunda reunião entre Motta e Cavalcante para tratar do tema, após o presidente da Casa pedir prazo para avaliar alternativas e tentar construir uma proposta de consenso.
A atuação de Hugo Motta tem sido pautada pelo esforço de ampliar o diálogo com diferentes setores, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto e líderes partidários. A ideia é formatar um texto mais restrito, que trate apenas de penas consideradas exageradas e que contemple exclusivamente quem foi preso no próprio dia 8 de janeiro.
O ambiente de negociações ganhou um novo elemento de tensão neste domingo (27), quando o ministro Flávio Dino, do STF, determinou que Sóstenes Cavalcante preste esclarecimentos, em 48 horas, sobre declarações feitas em entrevista. O deputado afirmou que poderia romper um suposto acordo sobre a divisão de emendas parlamentares, controlando 100% dos recursos dos colegiados presididos pelo PL, como forma de pressionar Hugo Motta a avançar com a votação do projeto.
Apesar da pressão da oposição, que ameaça adotar medidas como obstrução de votações, greve de fome e retenção de emendas, Hugo Motta mantém a estratégia de cautela para garantir estabilidade política e evitar um confronto direto no plenário.
A nova reunião desta segunda-feira é considerada decisiva para os rumos do projeto e poderá definir os próximos passos em relação a uma proposta substitutiva capaz de reunir maior apoio entre os deputados.
PB Agora
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado Mín. 23° Máx. 32°