
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou para esta quarta-feira (14) a análise da proposta de emenda à Constituição que extingue a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos de todo o Brasil.
Além de propor o fim da reeleição, o texto também defende mandatos de cinco anos para os cargos executivos — prefeitos, governadores e presidente da República — bem como para os cargos legislativos de vereadores e deputados estaduais, distritais e federais. A única exceção seriam os senadores, que, no novo modelo, teriam mandatos de dez anos.
Segundo o relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), o texto prevê a unificação de todas as eleições no país a cada cinco anos. A medida deve gerar economia de recursos públicos e mais previsibilidade, já que “o quadro político completo seria definido numa única data”.
De acordo com a proposta, as eleições unificadas aconteceriam a partir de 2034. Até lá, uma regra de transição seria aplicada nos próximos pleitos para assegurar a coincidência dos mandatos daqui a nove anos. Prefeitos e vereadores eleitos em 2028 teriam seus mandatos ampliados em dois anos.
Para que as eleições coincidam em 2034, o mandato dos prefeitos e vereadores eleitos em 2028 seria estendido para seis anos, sem direito à reeleição. A possibilidade de reeleição, nesse período, continuaria assegurada aos governadores e ao presidente da República no pleito de 2026.
No caso dos senadores, seria necessária uma regra de transição: os eleitos em 2026 teriam mandatos de oito anos; os eleitos em 2030, de nove anos; e, a partir de 2034, os mandatos passariam a ser de dez anos.
Se aprovada na CCJ, a PEC ainda deverá tramitar em outras comissões antes de ser votada em plenário.
Novembro Azul Francisca Motta conclama homens paraibanos a cuidarem da saúde no Novembro Azul
Isenção do IR Senado aprova e ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deverá valer já em 2026
Agradecimento Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e líder político Nael Rosa recebem agradecimentos do Judiciário por apoio ao TRE em reunião com o desembargador Oswaldo Trigueiro
Eleições 2026 Pesquisa aponta Segundo Domiciano entre os 36 nomes eleitos para vaga de deputado estadual na Paraíba
Lei Aldir Blanc Pioneirismo: Cacimba de Areia é o primeiro município da Região das Espinharas credenciado a receber a Pnab 2025
Eleições 2026 Pollyanna Werton afirma que disputará vaga na Câmara Federal em 2026
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro Mín. 22° Máx. 36°