Quinta, 06 de Novembro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Política Defesa da Mulher

Francisca Motta denuncia escalada de casos de estupro na Paraíba e convoca Assembleia Legislativa para enfrentamento

A deputada citou dados do relatório, revelando que, entre 2020 e 2025, houve um aumento de 310% nos casos de estupro no estado, um crescimento alarmante que exige ação imediata

13/05/2025 às 21h30 Atualizada em 14/05/2025 às 08h57
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Em um pronunciamento firme na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, na manhã desta terça-feira (13), a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) alertou para o avanço alarmante dos casos de estupro no estado, conforme dados levantados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e divulgados pela imprensa estadual.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Segundo o estudo, a Paraíba registrou 316 estupros apenas no primeiro trimestre de 2025, o que representa uma média de quatro crimes por dia.

“Estamos vivendo o pior início de ano dos últimos dez anos quando se trata de violência sexual. Isso é muito sério”, destacou Francisca Motta.

A deputada citou dados do relatório, revelando que, entre 2020 e 2025, houve um aumento de 310% nos casos de estupro no estado, um crescimento alarmante que exige ação imediata.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“A Paraíba sabe que o combate à exploração e à violência sexual é uma bandeira histórica dos nossos mandatos. Continuo atenta ao que acontece em nosso estado, de forma muito combativa. E, quando se trata da mulher, da criança e do idoso, o nosso mandato age com ainda mais firmeza”, afirmou.

Convocação para ação imediata

Diante da gravidade dos números, a deputada solicitou uma agenda com a Comissão da Mulher e a Comissão de Direitos Humanos da Casa, para articular um plano de enfrentamento em colaboração com órgãos da rede de proteção.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

“Precisamos entender onde os casos ocorrem com maior frequência, quais medidas estão sendo adotadas, qual a faixa etária mais atingida e agir com políticas públicas e uma ampla divulgação para frear essa escalada”, defendeu.

Francisca Motta também reforçou que a violência contra meninas e mulheres é uma realidade complexa, mas que pode ser enfrentada com coragem e união.

“Nós, mulheres, somos fortes e temos coragem suficiente para combater essa realidade. Irei encaminhar um pedido formal de informações à Secretaria de Segurança Pública do Estado e à Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, para que possamos trabalhar em conjunto contra essa lamentável realidade”, completou.

18 de Maio

A denúncia acontece no momento em que o Brasil vive a Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que culmina no próximo domingo, 18 de maio, data criada para mobilizar a sociedade contra a violência sexual infantojuvenil.

O Maio Laranja é um chamado à ação, para que a sociedade fale sobre o tema, rompa o silêncio e proteja crianças e adolescentes com políticas públicas, vigilância social e denúncia.

Assessoria com informações G1/PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Sex 36°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 38°C 24°C
Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras