
Mais de 5,3 milhões de títulos eleitorais de pessoas que faltaram às três últimas eleições sem apresentar justificativa ou pagar as multas referentes à quitação eleitoral devem ser cancelados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prazo para o pagamento das multas e para a quitação eleitoral foi encerrado nesta segunda-feira, dia 19, e, segundo o TSE, houve uma pequena movimentação nos cartórios eleitorais de todo o país.
Quem perdeu o prazo, porém, ainda poderá regularizar sua inscrição eleitoral, desde que faça um requerimento presencialmente em um cartório eleitoral ou por meio do autoatendimento na internet, até o dia 29 de maio. Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, com base na documentação anexada ao processo.
Ainda segundo o TSE, o eleitor que não justificou pode verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE, o que significa dizer que não haverá comunicado individual. Porém, a quitação dos débitos não impedirá o cancelamento — o eleitor deverá, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título eleitoral.
Quem não tomar nenhuma providência até o dia 30 de maio terá o título cancelado, ficando impedido de votar ou ser votado.
Na Paraíba, a estimativa é de que cerca de 70 mil eleitores estejam na mesma situação. Em Patos, os números não foram informados.
Bandeira verde Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz
Farra do INSS Sócio de Lulinha se mudou para a Europa quando Farra do INSS explodiu
Sem intercorrências Lula passa por cirurgia de catarata nesta sexta-feira (30); Planalto atualiza estado de saúde Mín. 23° Máx. 37°