Domingo, 25 de Maio de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Chacara Canaa
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Política Plano de Segurança

TRF5 determina que Dnocs elabore plano de segurança para a Barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras

O órgão aponta que, há mais de 15 anos, foram identificadas fissuras nas paredes da estrutura, sem que houvesse manutenção adequada por parte do Dnocs. Isso fez com que o açude fosse classificado como de “alto dano potencial associado”.

24/05/2025 às 22h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Atendendo parecer do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) determinou que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) elabore, em até 180 dias, o Plano de Segurança da Barragem (PSB) e o correspondente Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem Engenheiro Ávidos, localizada em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A decisão, unânime, foi proferida pela 5ª Turma do TRF5 na última terça-feira, 20 de maio, e visa prevenir acidentes que possam causar danos ao patrimônio público, ao meio ambiente e, principalmente, à vida e segurança da população da região.

A medida é resultado de uma ação civil pública ajuizada pelo MPF, que cobra o cumprimento das obrigações legais relacionadas à conservação da barragem. O órgão aponta que, há mais de 15 anos, foram identificadas fissuras nas paredes da estrutura, sem que houvesse manutenção adequada por parte do Dnocs. Isso fez com que o açude fosse classificado como de “alto dano potencial associado”.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Inicialmente, a 8ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba já havia acatado os pedidos do MPF e estipulado o prazo de 180 dias para a elaboração do PSB e do PAE, além de 15 dias para a apresentação de um cronograma físico-financeiro das obras. O Dnocs, no entanto, recorreu da decisão ao TRF5.

Em sua defesa, a autarquia alegou ter firmado contrato, em 2021, para a recuperação e modernização da barragem, mas afirmou não dispor de recursos financeiros para cumprir os prazos estabelecidos judicialmente. Ainda segundo o Dnocs, as exigências técnicas da contratação tornavam inviável a execução imediata das obras.

Continua após a publicidade
Banner Dra Daniela

O TRF5, contudo, entendeu que o Dnocs permanece omisso diante das exigências da Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010). O MPF destacou que, desde 2008, diversos estudos apontam a necessidade de intervenção na barragem e, mesmo com obras iniciadas apenas em 2021, os prazos de conclusão — que já foram alterados para junho de 2024 — não estão sendo cumpridos.

O MPF lembra ainda que recomendações vêm sendo feitas desde 2009, sem resposta efetiva. O plano de segurança e o plano de emergência são considerados fundamentais para prevenir desastres, orientar respostas rápidas em situações críticas e assegurar a proteção das comunidades próximas.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 32°

Seg 33°C 19°C
Ter 35°C 19°C
Qua 35°C 21°C
Qui 33°C 21°C
Sex 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras