O Podcast PatosOnline recebe nesta terça-feira (27), a partir das 19h, a médica geriatra e professora Dra. Sara Dantas, que irá compartilhar com o público detalhes sobre sua trajetória pessoal e profissional, além de trazer informações importantes sobre envelhecimento saudável, prevenção da Doença de Alzheimer e cuidados com a saúde do idoso.
Nascida em Natal e criada com orgulho na pequena cidade de São José do Seridó-RN, Sara construiu uma sólida formação acadêmica. Após o ensino fundamental em Caicó e o ensino médio em Natal, ingressou em Medicina na FIP, em Patos, onde viveu por seis anos e construiu um vínculo afetivo com a cidade.
“A FIP foi minha primeira escola. Tenho muito orgulho de carregar o nome da instituição no meu currículo”, destacou. Hoje, ela retorna à cidade como médica e professora da instituição. “O egresso que se torna docente tem um diferencial: ele sabe todas as dificuldades que o aluno está passando e sabe exatamente em que pontos pode fazê-lo crescer”.
Sua especialização seguiu com residência em Clínica Médica pela FAMENE (João Pessoa) e Geriatria no renomado Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, uma referência em atendimento pelo SUS.
A escolha pela Geriatria e os cuidados com o envelhecimento
Durante o programa, Dra. Sara explicará o que a motivou a seguir a Geriatria, uma especialidade que, segundo ela, “cuida do paciente em sua integralidade: físico, mental, social e funcional”. O carinho pelos idosos surgiu ainda na infância, através da convivência com os avós.
A médica vai esclarecer o papel da Geriatria não apenas no tratamento de doenças, mas também na prevenção, com foco em qualidade de vida e envelhecimento saudável. “A forma como vivemos hoje impactará diretamente o nosso amanhã. Os pilares são: atividade física, alimentação adequada, hidratação, sono reparador e interação social”.
Doença de Alzheimer: sinais, prevenção e novas possibilidades
A geriatra também abordará temas como a Doença de Alzheimer, explicando os sinais iniciais da enfermidade e as possibilidades atuais de tratamento. “A Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva, com comprometimento inicial da memória recente. Há um novo medicamento aprovado pela Anvisa, o Donanemab, que atua diretamente na causa da doença, sendo um avanço promissor”.
Além disso, falará sobre a relação entre depressão e Alzheimer, e destacará a importância da atenção ao humor e à saúde mental dos idosos.
Terapias alternativas e o uso de bonecas em pacientes demenciados
Outro tema curioso que será abordado é o uso de bonecas terapêuticas com pacientes demenciados. “Desde que não infantilize, está comprovado que as bonecas podem ajudar no controle de sintomas como agitação, ansiedade e tristeza”, explicou.
A entrevista com Dra. Sara Dantas promete trazer informações ricas e esclarecedoras para familiares, cuidadores, estudantes e todos os interessados em saúde e longevidade.
Mín. 20° Máx. 34°