Segunda, 04 de Agosto de 2025
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Luiz Severo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Policial Denúncia

Operação Outside: MPF apresenta segunda denúncia por irregularidades em obras de avenidas em Patos (PB)

Segundo ação penal, três pessoas ligadas a duas empresas seriam responsáveis por crime de frustração de caráter competitivo de licitação

30/05/2025 às 20h30 Atualizada em 31/05/2025 às 11h54
Por: Felipe Vilar Fonte: Ascom/MPF-PB
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça Federal a segunda denúncia criminal por fraudes em um processo licitatório ocorrido na cidade de Patos (PB). Desta vez foram denunciadas três pessoas ligadas às empresas JMSV Construções e DK Construções.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A ação está vinculada à Operação Outside e apura condutas criminosas relacionadas à restauração de avenidas na Alça Sudeste e Avenida Manoel Mota – Alça Sudoeste. A obra envolveu recursos federais provenientes de um contrato de repasse celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento Regional – por meio da Caixa Econômica Federal – e a prefeitura de Patos para a execução das obras.

Os administradores das empresas são acusados pelo crime de frustração do caráter competitivo de licitação, previsto no artigo 337-F do Código Penal. A pena é de 4 a 8 anos de reclusão e multa. Este crime, que figura entre as tipologias de fraudes financeiras, ocorre quando licitantes, em vez de competirem honesta e independentemente, conspiram para manipular o resultado do processo.

A investigação, que contou com informações da Controladoria Geral da União (CGU) e elementos colhidos em outros procedimentos investigatórios, descobriu que as duas empresas que participaram da licitação são controladas pelo mesmo grupo familiar, com sedes nominais no mesmo endereço e laços de parentesco entre os administradores. Segundo o MPF, as empresas participarem do processo licitatório sem a intenção de competir seriamente. O objetivo era aumentar o número de licitantes e dar ares de legalidade ao certame, apresentando propostas fictícias.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Segundo a denúncia, as empresas não apresentaram documentação como balanço patrimonial e demonstrações contábeis do exercício 2020. Uma delas também não entregou declaração de visita ao município, e a outra, prova de regularidade das obrigações trabalhistas. As duas empresas contrataram a mesma engenheira como responsável técnica, entre outras irregularidades.

 Processo nº  0800296-59.2025.4.05.8205

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Ter 33°C 21°C
Qua 35°C 20°C
Qui 35°C 21°C
Sex 34°C 20°C
Sáb 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras