
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste sábado (7) que não descarta a possibilidade de a Casa analisar uma proposta que visa derrubar o decreto presidencial que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Segundo Motta, a definição sobre o andamento da matéria dependerá do Colégio de Líderes da Câmara. Uma reunião entre os líderes partidários e a equipe econômica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está prevista para este domingo (8). A depender do resultado do encontro, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeitos do aumento do IOF poderá ser incluído na pauta da próxima terça-feira (10).
“Nós temos um respeito muito grande ao Colégio de Líderes. Vamos amanhã, após a apresentação das medidas do governo, decidir sobre o PDL, que pode entrar na pauta na próxima terça-feira. Tudo isso será deliberado após essa conversa de amanhã”, afirmou Motta após participar de um evento com empresários, em São Paulo.
O aumento do IOF foi anunciado pelo governo federal há cerca de duas semanas. O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê a elevação do imposto em operações de crédito realizadas por empresas, compra de moeda estrangeira e outras modalidades financeiras.
A medida, no entanto, gerou forte reação no Congresso Nacional. Já foram apresentadas mais de 20 propostas na Câmara e no Senado com o objetivo de derrubar o decreto.
Em uma tentativa de reduzir a tensão, o ministro Fernando Haddad se reuniu com Hugo Motta e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Durante o encontro, os parlamentares deram ao governo um prazo de dez dias para apresentar alternativas viáveis à alta do imposto. Além disso, cobraram do Planalto soluções consideradas “estruturantes” para a política fiscal.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo g1
Bandeira verde Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz
Farra do INSS Sócio de Lulinha se mudou para a Europa quando Farra do INSS explodiu
Sem intercorrências Lula passa por cirurgia de catarata nesta sexta-feira (30); Planalto atualiza estado de saúde Mín. 23° Máx. 37°