Quinta, 30 de Outubro de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Regional Trabalho

Quixaba marca presença na etapa estadual da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Cabedelo

Evento estadual define propostas que serão levadas à conferência nacional em agosto, em Brasília

13/06/2025 às 06h00 Atualizada em 13/06/2025 às 11h57
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online com Assessoria
Compartilhe:
Reprodução: Redes Sociais
Reprodução: Redes Sociais

A Prefeitura Municipal de Quixaba participou da etapa estadual da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada entre os dias 4 e 6 de junho, na cidade de Cabedelo, litoral da Paraíba. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Com o tema “A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência reuniu representantes de diversos municípios para discutir propostas que fortaleçam as políticas públicas voltadas à saúde laboral. Ao final da etapa estadual, nove propostas foram escolhidas em plenária para serem levadas à etapa nacional, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto, em Brasília, com a participação de 32 delegados eleitos.

Representando o município de Quixaba estiveram Jean Karlos, como delegado dos usuários, e Rosicleudo Alves, médico veterinário e representante da Gestão. “A saúde do trabalhador e da trabalhadora é um direito que deve ser garantido pelo Estado. Poder contribuir com novas políticas públicas para todas as categorias trabalhistas não tem preço”, afirmou Rosicleudo.

Propostas aprovadas na etapa estadual:

  1. Criar carreira única interfederativa para trabalhadores do SUS, com concurso público, regime jurídico unificado, e pisos salariais definidos por emenda constitucional e legislação específica.

    Continua após a publicidade
    Banner Imperial Madeiras
  2. Apoiar o trabalho rural e a agricultura familiar, especialmente em comunidades quilombolas, com melhorias em infraestrutura básica como estradas, saneamento e educação.

  3. Regulamentar novas modalidades de trabalho (teletrabalho, aplicativos, autônomos, híbridos, ambulantes etc.), com garantias como jornada justa, EPIs e segurança.

  4. Garantir financiamento federal para espaços de cuidados em práticas integrativas e complementares (PNPICs), com foco na saúde dos trabalhadores.

    Continua após a publicidade
    Banner Souza e Araujo Construtora
  5. Incluir na LOA (Lei Orçamentária Anual) recursos para ações voltadas à saúde de trabalhadores formais, informais e precarizados, com atuação em estados e municípios.

  6. Fortalecer e financiar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), com foco na consolidação das redes de atenção (RAS-T).

  7. Alterar a Portaria nº 3993/2017, para dar maior clareza ao financiamento tripartite e à destinação de recursos à saúde do trabalhador.

  8. Integrar os sistemas de informação do SUS, Ministério do Trabalho e Previdência para melhor compreensão e resposta às necessidades da população trabalhadora.

  9. Revogar a Reforma Trabalhista e reduzir a jornada de trabalho, com articulação entre sindicatos, movimentos sociais, serviços de saúde, parlamentares e organizações civis.

A etapa estadual representa um importante avanço na construção de políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores paraibanos, com destaque para a participação ativa dos municípios como Quixaba.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quixaba - PB
Quixaba - PB
Sobre o município Quixaba é um município no estado da Paraíba, integrante da Região Metropolitana de Patos. Com uma população de aproximadamente 1.964 habitantes e uma área total de 116,946 km², Quixaba é conhecida pela sua origem ligada a duas fazendas pioneiras no início do século XX. A economia local históricamente se beneficiou da produção de algodão. A cidade possui um clima semiárido, típico do sertão nordestino.
Patos, PB Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Sex 37°C 23°C
Sáb 37°C 23°C
Dom 37°C 22°C
Seg 37°C 23°C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras