Segunda, 15 de Setembro de 2025
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Brasil FRAUDE NO INSS

Governo Lula pede ao STF suspensão de ações judiciais contra o INSS por descontos indevidos

Em manifestação enviada ao Supremo, a AGU argumenta que as múltiplas decisões judiciais em curso têm interpretações conflitantes

13/06/2025 às 15h50 Atualizada em 13/06/2025 às 23h46
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patos Online com CNN Brasil
Compartilhe:
Imagem: JUS Brasil / internet
Imagem: JUS Brasil / internet

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de todas as decisões judiciais que vêm condenando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) à restituição de valores descontados indevidamente de beneficiários. A medida inclui também o pedido para que sejam suspensos os prazos de prescrição dessas ações, em meio à onda de processos relacionados a fraudes contra segurados.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Além da suspensão dos processos, a AGU propôs a abertura de um crédito extraordinário com a finalidade de custear os ressarcimentos às vítimas. No pedido, o órgão alega que o caso tem se desenrolado de maneira imprevisível e que o governo pretende realizar as devoluções de forma rápida, mas com segurança jurídica.

O movimento da AGU ocorre após o Partido Progressistas (PP) ingressar com uma ação no STF esta semana, requerendo que a Corte determine ao INSS a restituição integral dos valores descontados irregularmente. A legenda também pede a apresentação de estimativas sobre os valores devidos e a indicação da fonte de custeio.

Em manifestação enviada ao Supremo, a AGU argumenta que as múltiplas decisões judiciais em curso têm interpretações conflitantes sobre a extensão da responsabilidade do Estado e sobre os critérios para o ressarcimento, o que estaria dificultando a formulação de um sistema de restituição “célere e seguro”.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Segundo o texto, a AGU pretende “enfrentar as causas que têm dificultado a estabilização de uma sistemática célere e segura de restituição de valores indevidamente descontados”, mencionando como entrave principal a divergência de decisões judiciais e as contestações à instrução normativa publicada em maio de 2025.

A Advocacia-Geral também aponta que as ações judiciais em curso compartilham um “quadro de controvérsias constitucionais comuns” e defende que todas tramitem sob supervisão unificada, “por imperativos de racionalidade processual”, com foco na preservação da segurança jurídica e da integridade do sistema previdenciário.

Patosonline.com 
Com informações da CNN Brasil 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 35°

Ter 35°C 22°C
Qua 35°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Sex 35°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras