Com uma bolsa integral que cobre todas as despesas, a paraibana Radymilla Camilo, de 20 anos, vai cursar Ciência da Computação e Design Industrial na Georgia Institute of Technology (Georgia Tech), nos Estados Unidos. Ela também foi aprovada em outras quatro instituições norte-americanas, após dois anos de preparação para os processos seletivos internacionais.
Natural de Belém do Brejo do Cruz, Sertão da Paraíba, Radymilla é ex-aluna do curso técnico integrado em Edificações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Catolé do Rocha. Ela enfrentou etapas como provas padronizadas, cartas de motivação, entrevistas e seleção por comitês internacionais.
“Foi um sentimento surreal. A decisão da Georgia Tech foi uma das últimas que recebi. E, sendo sincera, eu não estava com muitas esperanças. Quando li a primeira palavra da carta de aceitação, ‘Congratulations!’, fiquei extremamente feliz”, disse Radymilla.
A estudante contou que durante o ensino médio participou de projetos de extensão e pesquisa no IFPB, que despertaram o interesse dela por inovação e impacto social.
“Foi no IFPB que comecei a dar meus primeiros passos com desenvolvimento web e robótica. Sempre tive curiosidade por tecnologia, mas foi lá que enxerguei a área como carreira”, contou.
A paraibana começou a se preparar para oportunidades no exterior ainda durante o ensino médio, quando passou a estudar inglês sozinha e a pesquisar oportunidades acadêmicas fora do Brasil. Depois, participou de programas de mentoria que auxiliaram na construção da candidatura.
“Um dos maiores desafios foi começar com um nível intermediário de inglês, o que dificultava bastante minha comunicação e escrita. Mas acredito que o desafio mais significativo foi lidar com as muitas rejeições no primeiro ano de aplicação, especialmente de universidades que eu sonhava estudar. Isso teve um grande impacto emocional”, afirmou.
Ao todo, a ex-aluna do IFPB foi aprovada nas seguintes instituições:
Ela também ficou na lista de espera da Washington University in St. Louis, University of Notre Dame, Wellesley College e Wake Forest University.
A jovem embarca em agosto para os Estados Unidos e pretende futuramente abrir uma startup voltada para o ensino de tecnologia e design acessível.
Fonte: g1 PB
Mín. 22° Máx. 31°