Domingo, 26 de Outubro de 2025
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Gerais GREVE

Motoristas da Expresso Guanabara entram em greve nesta segunda-feira (30), na Paraíba

De acordo com o Sindicato dos Motoristas da Paraíba, a greve foi motivada pela falta de acordo em torno de reivindicações trabalhistas.

30/06/2025 às 11h00 Atualizada em 30/06/2025 às 15h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com g1 PB
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Uma paralisação dos motoristas da empresa de transporte interestadual Expresso Guanabara causou uma série de transtornos na manhã desta segunda-feira (30), no Terminal Rodoviário de João Pessoa. Os profissionais cruzaram os braços após o impasse nas negociações com a empresa, o que resultou na suspensão de itinerários e na paralisação dos veículos da frota.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com o Sindicato dos Motoristas da Paraíba, a greve foi motivada pela falta de acordo em torno de reivindicações trabalhistas. Os motoristas exigem um reajuste salarial de 8%, o fim do sistema de banco de horas, fornecimento de vale alimentação durante os 12 meses do ano e igualdade nas regras do plano de saúde. Segundo o sindicato, 30% da frota está mantida para garantir o funcionamento emergencial, conforme determina a legislação.

Clima tenso e tumulto no terminal

Apesar da paralisação, ônibus de outras empresas continuaram operando normalmente. No entanto, houve dificuldades no início da manhã devido a tumultos entre passageiros e motoristas, o que levou à intervenção da Polícia Militar para garantir a ordem no local.

O episódio mais tenso ocorreu com um ônibus da própria Guanabara, vindo de Fortaleza (CE), que chegou à capital paraibana com destino a Recife (PE). O veículo foi impedido de prosseguir, o que gerou protestos por parte dos passageiros. Após negociação entre representantes da empresa, motoristas, passageiros e a PM, o coletivo foi autorizado a seguir viagem. A decisão foi baseada no fato de o veículo não exibir adesivos de apoio à greve e na alegação de que a exigência de 30% de frota ativa não estava sendo cumprida.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Em nota oficial, a Expresso Guanabara lamentou os transtornos causados à população paraibana e informou que buscou negociar com o sindicato. A empresa alega ter oferecido uma proposta com índice de reajuste superior à inflação dos últimos 12 meses, mas não obteve êxito nas tratativas.

Passageiros prejudicados

Enquanto a situação não é resolvida, dezenas de passageiros seguem no terminal sem conseguir embarcar. Muitos estão desde as primeiras horas da manhã aguardando por informações ou por algum transporte alternativo.

É o caso de Rose Almeida, que estava com o filho de apenas 9 meses. Vindos de São Paulo, eles aguardavam desde as 4h da manhã para embarcar rumo ao município de Poço de Dantas, no Sertão paraibano. “Não tenho onde ficar aqui e não tenho dinheiro para ir para um hotel”, relatou ela à reportagem da TV Cabo Branco, visivelmente angustiada.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A expectativa agora é de que novas rodadas de negociação aconteçam nas próximas horas. Enquanto isso, a orientação para os passageiros é buscar informações diretamente com a empresa ou na administração do terminal.

Por Patos Online
Com informações do g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Seg 35°C 21°C
Ter 36°C 22°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras