Sábado, 05 de Julho de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Banner Psique
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Política Cantoria

Congresso de Violeiros Odilon Nunes de Sá reúne grandes nomes da cantoria em Santa Terezinha

Evento celebrou a poesia popular e homenageou mestres da viola durante três dias de programação no São João da cidade

05/07/2025 às 07h00
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online com Assessoria
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nos dias 1, 2 e 3 de julho, Santa Terezinha-PB viveu intensamente a tradição da cantoria nordestina com a realização do Congresso de Violeiros Odilon Nunes de Sá (CVONS) – Repentistas, Raízes e Poesia Viva. O evento, que integrou a programação oficial do São João da cidade, foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio da Secult-PB e do Governo da Paraíba.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na noite de quarta-feira, dia 2, a locução ficou por conta do comunicador Felisardo Moura, e o público acompanhou apresentações memoráveis de duplas consagradas da cantoria, como Biu Dionísio e Acrísio de França; Ismael Pereira e Jonas Bezerra; Rogério Menezes e Helânio Moreira; Zé Viola e Zé Cardoso; Felipe Pereira e André Santos; Horácio Neto e Jorge Macedo; Jairo Silva e Jeferson Silva; Evaldo Severino e Evaldo Filho.

Os poetas cantadores apresentaram composições nos estilos Sextilha, Mote em 7 e Mote em 10, sendo avaliados por jurados locais nos quesitos Rima, Métrica e Oração. Ao final, os grandes vencedores da noite foram Jairo Silva e Jeferson Silva, que se destacaram pela criatividade e domínio técnico na arte do improviso.

O congresso também foi marcado por momentos de emoção e memória. O poeta Moacir Laurentino foi homenageado, e sua filha, Vanuzia Hélia, esteve presente para agradecer, relembrando a amizade de seu pai com Odilon Nunes de Sá, patrono do evento. A empresária Marleide Rodrigues também participou representando seu pai, o saudoso poeta Ubaldo Rodrigues, outro nome reverenciado durante o congresso.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Além das batalhas de viola, o público pôde prestigiar a apresentação dos cancioneiros Nelson Eduardo e Bonedes Eduardo, que trouxeram ao palco toda a sensibilidade da música de raiz nordestina.

O prefeito Arimatéia Camboim marcou presença e destacou a importância de valorizar as manifestações culturais que fazem parte da identidade do povo paraibano. O encerramento aconteceu na quinta-feira (03), reafirmando Santa Terezinha como um dos berços da cultura popular na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Terezinha - PB
Santa Terezinha - PB
Sobre o município Santa Terezinha é um município da Paraíba localizado na Região Geográfica Imediata de Patos, com uma população de aproximadamente 4.573 habitantes e uma área de 358 km². Fundado em 1961, a cidade se destaca por suas festividades juninas, que são uma das maiores da região em termos de duração. O clima é semiárido, com uma média pluviométrica anual de 839,1 mm e temperatura média anual de 25,2°C.
Patos, PB Atualizado às 08h04 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 34°

Dom 34°C 18°C
Seg 30°C 20°C
Ter 32°C 20°C
Qua 30°C 19°C
Qui 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras