
Durante a audiência do Orçamento Democrático Estadual (ODE), realizada na noite desta quinta-feira (10), no município de Riacho dos Cavalos, Sertão paraibano, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), fez duras críticas ao deputado federal Gervásio Maia (PSB) e denunciou o suposto uso político do Hospital Regional de Catolé do Rocha por aliados do parlamentar.
O desabafo de Galdino ocorreu no palco principal do evento, diante de diversas autoridades, incluindo o próprio Gervásio e o governador João Azevêdo (PSB). Em tom firme, o presidente da ALPB condenou a prática de vincular instituições públicas a interesses políticos pessoais.
“É preciso que a gente compreenda, enquanto político, que um órgão público não tem dono. Um órgão público pertence ao governo, e no governo tem um comandante maior, que é o nosso governador João Azevêdo”, declarou Galdino.
Ele relatou que, ao visitar o Hospital Regional de Catolé do Rocha, observou a presença de grupos usando camisetas ligadas a Gervásio Maia, o que interpretou como uso indevido do espaço público. “Vi grupos políticos vestindo a camisa sua [de Gervásio] e fazendo política dentro do hospital. Isso, enquanto cidadão, eu não concordo. O hospital deve servir a todos e a todas, indistintamente. E o funcionário deve vestir a camisa da saúde”, afirmou.
O governador João Azevêdo interveio logo após as declarações de Galdino, buscando acalmar os ânimos e resgatar o foco do evento, que tem como proposta ouvir as demandas da população. Sem citar diretamente a polêmica, o governador fez um apelo à união em torno da política pública e do interesse coletivo.
“Esse é o instrumento do Orçamento Democrático, pra gente não fazer disputa política, não é isso que nos interessa”, frisou. E acrescentou: “Estamos aqui pra ouvir as pessoas, muito menos pra passar mensagens de cada um individualmente e muito mais pra ouvir a população. É pra isso que existe o Orçamento Democrático.”
O episódio gerou repercussão nos bastidores políticos e pode marcar mais um capítulo nas divergências internas entre lideranças aliadas da base do governador, em ano de articulações para as eleições municipais.
Por Patos Online
Eleições 2026 Pollyanna Dutra afirma que disputará vaga na Câmara Federal em 2026
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro
Posicionamento Nabor descarta intenção de buscar o apoio de Cícero Lucena para o pleito de 2026
Conscientização Secretaria de Meio Ambiente de Matureia lança o Projeto Cidade Limpa
Eleições 2026 Nabor Wanderley amplia força política e recebe apoios de Jane e Emerson Panta, em Santa Rita
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos Mín. 22° Máx. 38°