
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18), uma operação de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. As ações ocorrem no âmbito do inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado e tiveram autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso.
As buscas ocorreram na residência de Bolsonaro, no bairro Jardim Botânico, e no escritório político do ex-presidente, na sede do Partido Liberal (PL). De acordo com aliados, ele estava em casa no momento em que os agentes chegaram.
Além das buscas, Moraes determinou a aplicação de medidas cautelares restritivas contra o ex-presidente, com base em parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica, está proibido de utilizar redes sociais, não poderá se aproximar de embaixadas e nem manter contato com seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente está nos Estados Unidos. Também foi determinado o recolhimento domiciliar noturno, entre 19h e 7h, além de permanecer em casa nos finais de semana.
Ainda na manhã desta sexta, Bolsonaro foi conduzido para a instalação da tornozeleira eletrônica.
As medidas têm como base investigações que apontam para a atuação de Bolsonaro em possíveis tentativas de coação no curso do processo, obstrução de justiça e ataque à soberania nacional. O inquérito também considera a atuação de aliados do ex-presidente no exterior, incluindo Eduardo Bolsonaro, que é apontado como articulador de contatos com autoridades estrangeiras com suposto intuito de deslegitimar o sistema eleitoral brasileiro.
Em nota oficial divulgada pela manhã, a defesa de Jair Bolsonaro afirmou ter recebido com "surpresa e indignação" a imposição das medidas judiciais. Os advogados sustentam que o ex-presidente sempre cumpriu com as determinações do Poder Judiciário e afirmam que novas manifestações serão apresentadas após o acesso integral à decisão de Moraes.
“A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”, afirmaram os advogados de Bolsonaro.
Por Patos Online
Com informações do Metrópoles
Eleições 2026 Pesquisa aponta Segundo Domiciano entre os 36 nomes eleitos para vaga de deputado estadual na Paraíba
Lei Aldir Blanc Pioneirismo: Cacimba de Areia é o primeiro município da Região das Espinharas credenciado a receber a Pnab 2025
Eleições 2026 Pollyanna Werton afirma que disputará vaga na Câmara Federal em 2026
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro Mín. 22° Máx. 38°