
Uma cena de tragédia e complexidade marcou a tarde da última quarta-feira (23) na rodovia estadual PB-262, em um dos trechos mais perigosos da Serra do Teixeira, no Sertão da Paraíba. Um caminhão Mercedes-Benz 1620, de cor azul e placas da cidade de Juazeiro (BA), tombou na conhecida “Curva do Apertar da Hora”, provocando a morte de pai e filho, identificados como Pedro Fernandes Barros, de 58 anos, e Henry Gabriel Oliveira da Silva Barros, de apenas 18.
O veículo transportava uma carga de cimento e telhas, que, com o tombamento, despencou sobre a cabine, onde as vítimas estavam. Ambos ficaram presos às ferragens e morreram ainda no local. A ocorrência foi registrada por volta das 14h10 e mobilizou equipes do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), com o apoio das viaturas LABS-36 (Busca e Salvamento) e ABTF-03 (Combate a Incêndio).
Em entrevista à Rádio Espinharas, o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Danilo Galvão, destacou a complexidade da operação de resgate, agravada por uma sequência de fatores incomuns.
“O caminhão estava muito amassado, e o peso da carga dificultou a retirada das vítimas. Além disso, havia muitas abelhas no local, que estavam atacando as guarnições e as pessoas que acompanhavam o resgate”, relatou o comandante.
As equipes de resgate precisaram utilizar roupas de apicultor para se protegerem dos constantes ataques dos insetos e dar continuidade ao trabalho. Segundo o comandante, ainda não é possível afirmar se o enxame de abelhas foi causa ou consequência do acidente.
“O pessoal pergunta se as abelhas causaram o acidente, mas não temos essa informação confirmada. Pode ser que o caminhão tenha atingido colmeias ao tombar, o que provocou o ataque”, acrescentou Danilo Galvão.

Ouça mais detalhes abaixo:
O acidente reacende o alerta sobre a periculosidade do trecho da Serra do Teixeira, especialmente na Curva do Apertar da Hora, palco recorrente de acidentes graves.
Pai e filho, naturais da Bahia, seguiam viagem transportando a carga quando a tragédia aconteceu. As circunstâncias exatas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Ver essa foto no Instagram
Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e da 4ª Companhia de Polícia de Trânsito (BPTran) estiveram presentes na ocorrência, atuando no controle do tráfego e dando apoio às ações de resgate.
Os corpos de Pedro e Henry foram encaminhados ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol), em Patos, para os procedimentos cadavéricos e posterior liberação à família. A Polícia Civil ficará responsável pelas investigações do caso.
Por Patos Online
Exploração no Espaço Jovem de Teixeira que criou telescópios artesanais busca apoio para expandir projeto e levar astronomia para escolas da região
Transposição Águas da Adutora do Pajeú devem chegar a Teixeira até o dia 20 de dezembro; audiência pública debateu o tema
Violência Idosa é encontrada morta com sinais de violência em Triunfo-PB; sobrinho é o principal suspeito
Incêndio Incêndio florestal atinge área do Parque Nacional da Serra do Teixeira nesta segunda-feira (27)
Audiência Pública MPPB promove, na próxima quinta, audiência pública em Teixeira para debater crise hídrica
Livramento Caminhão por pouco não se envolve em acidente na Serra do Teixeira, na manhã desta segunda-feira (20)
Limpeza Urbana Teixeira lança projeto de reeducação ambiental para tornar a cidade referência em limpeza e sustentabilidade; secretário comenta
Lutando pela Paz Polícia Militar e Prefeitura de Teixeira fortalecem ações sociais com o projeto “Lutando pela Paz”
SECA Santana dos Garrotes, Teixeira e mais duas cidades da Paraíba têm situação de emergência decretada pelo Governo Mín. 22° Máx. 38°