Uma cena de tragédia e complexidade marcou a tarde da última quarta-feira (23) na rodovia estadual PB-262, em um dos trechos mais perigosos da Serra do Teixeira, no Sertão da Paraíba. Um caminhão Mercedes-Benz 1620, de cor azul e placas da cidade de Juazeiro (BA), tombou na conhecida “Curva do Apertar da Hora”, provocando a morte de pai e filho, identificados como Pedro Fernandes Barros, de 58 anos, e Henry Gabriel Oliveira da Silva Barros, de apenas 18.
O veículo transportava uma carga de cimento e telhas, que, com o tombamento, despencou sobre a cabine, onde as vítimas estavam. Ambos ficaram presos às ferragens e morreram ainda no local. A ocorrência foi registrada por volta das 14h10 e mobilizou equipes do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), com o apoio das viaturas LABS-36 (Busca e Salvamento) e ABTF-03 (Combate a Incêndio).
Em entrevista à Rádio Espinharas, o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Danilo Galvão, destacou a complexidade da operação de resgate, agravada por uma sequência de fatores incomuns.
“O caminhão estava muito amassado, e o peso da carga dificultou a retirada das vítimas. Além disso, havia muitas abelhas no local, que estavam atacando as guarnições e as pessoas que acompanhavam o resgate”, relatou o comandante.
As equipes de resgate precisaram utilizar roupas de apicultor para se protegerem dos constantes ataques dos insetos e dar continuidade ao trabalho. Segundo o comandante, ainda não é possível afirmar se o enxame de abelhas foi causa ou consequência do acidente.
“O pessoal pergunta se as abelhas causaram o acidente, mas não temos essa informação confirmada. Pode ser que o caminhão tenha atingido colmeias ao tombar, o que provocou o ataque”, acrescentou Danilo Galvão.
Ouça mais detalhes abaixo:
O acidente reacende o alerta sobre a periculosidade do trecho da Serra do Teixeira, especialmente na Curva do Apertar da Hora, palco recorrente de acidentes graves.
Pai e filho, naturais da Bahia, seguiam viagem transportando a carga quando a tragédia aconteceu. As circunstâncias exatas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Ver essa foto no Instagram
Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e da 4ª Companhia de Polícia de Trânsito (BPTran) estiveram presentes na ocorrência, atuando no controle do tráfego e dando apoio às ações de resgate.
Os corpos de Pedro e Henry foram encaminhados ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol), em Patos, para os procedimentos cadavéricos e posterior liberação à família. A Polícia Civil ficará responsável pelas investigações do caso.
Por Patos Online
Mín. 19° Máx. 33°