
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira vermelha patamar 2 será acionada na cobrança da conta de luz no mês de agosto. A tarifa adicional é a mais cara do sistema de bandeiras tarifárias e representará um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
Segundo a Aneel, a decisão foi motivada por um cenário de aumentos nos custos de geração de energia, principalmente devido à escassez de chuvas e à baixa nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, consideradas mais caras e poluentes.
“O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras”, informou a agência reguladora em nota.
A bandeira vermelha 2 não era aplicada desde outubro de 2024. Desde junho deste ano, os consumidores já vinham pagando a bandeira vermelha patamar 1, que tem custo menor, mas também representa uma cobrança adicional na conta.
Com o novo patamar, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, sobretudo em um período de maior pressão sobre o sistema de geração.
Especialistas apontam que o encarecimento da energia elétrica deve impactar diretamente o índice de inflação nos próximos meses. A estrategista de inflação Andréa Angelo, da Warren Investimentos, afirmou que a energia deve ser o destaque nas próximas divulgações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
“Ainda vai piorar. Energia será o destaque nas próximas divulgações do IPCA”, afirmou.
A expectativa é que a conta de luz só volte a apresentar alívio no fim do ano, caso as condições climáticas melhorem e haja recuperação nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.
Por Patos Online
Com informações da CNN Brasil
Bandeira verde Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz
Farra do INSS Sócio de Lulinha se mudou para a Europa quando Farra do INSS explodiu
Sem intercorrências Lula passa por cirurgia de catarata nesta sexta-feira (30); Planalto atualiza estado de saúde Mín. 23° Máx. 37°