Sábado, 02 de Agosto de 2025
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Psique
Destaque Dor no Frio

Dor que piora no frio? Dr. Romulo José explica as causas e dá orientações para enfrentar o problema

Sensibilidade aumentada, contração muscular e sedentarismo estão entre os principais fatores que intensificam as dores durante o clima frio, segundo o especialista em dor.

01/08/2025 às 19h00 Atualizada em 02/08/2025 às 02h22
Por: Matheus Oliveira Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Dr. Romulo José, Especialista em Dor - Foto: PodCast PatosOnline
Dr. Romulo José, Especialista em Dor - Foto: PodCast PatosOnline

Durante os períodos mais frios do ano, é comum que muitas pessoas relatem o aumento das dores nas costas, ombros, joelhos e articulações em geral. O neurocirurgião e especialista em dor, Dr. Romulo José (CRM-PB: 16013 | RQE Neurocirurgia: 8085 | RQE Dor: 9236), publicou um vídeo explicando de forma simples e acessível por que isso acontece — e como é possível amenizar os sintomas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo o médico, uma das principais causas é a vasoconstrição, ou seja, a contração dos vasos sanguíneos provocada pelo frio. “Com menos sangue circulando, há também menos oxigênio chegando aos músculos e articulações, e isso favorece o surgimento ou agravamento da dor”, explica.

Outro fator importante é a contração muscular involuntária que o corpo realiza para produzir calor — os famosos tremores. Esse esforço constante também pode sobrecarregar articulações e gerar dores musculares. “Todo esse mecanismo para aquecer o corpo pode desencadear dor em quem já tem predisposição”, acrescenta Dr. Romulo.

Além disso, o frio aumenta a sensibilidade dos receptores nervosos e, somado à redução na prática de atividades físicas — bastante comum nessa época do ano —, pode gerar rigidez muscular e maior desconforto. “No frio, a gente tende a se movimentar menos, mas isso é um erro. Ficar parado piora a dor”, alerta.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

O médico finaliza o vídeo lembrando que a dor no frio não é frescura e deve ser levada a sério. “Se você está passando por isso, não ignore. Procure um especialista para avaliar sua condição e iniciar o tratamento adequado”, orienta.

Dr. Romulo José realiza atendimentos nas cidades de Campina Grande e Patos, com agenda aberta para avaliação de dores crônicas e neurológicas:

? Patos/PBAtendimento no dia 07 de agosto na Ultraclin
? (83) 99146-0264 | Instagram: @ultraclinpatos

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

? Campina Grande/PB – Clínica Oncol
? (83) 99681-6463 | Instagram: @oncol.cg

Com conteúdo informativo e abordagem humanizada, Dr. Romulo José vem se destacando na educação em saúde e no combate às dores crônicas, sempre incentivando o cuidado responsável e individualizado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 34°

Dom 30°C 22°C
Seg 30°C 22°C
Ter 32°C 21°C
Qua 34°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras