
Em entrevista concedida ao Patos Online, o médico Dr. Alexandre Firmino trouxe um importante alerta sobre a dura realidade enfrentada por mães atípicas, aquelas que cuidam de filhos com transtornos como TDAH, TOD e autismo. Segundo ele, o preconceito é presente e constante, independentemente do grau de suporte necessário à criança.
“Mesmo as mães de crianças no nível 1 de suporte, considerado mais leve, enfrentam preconceito diariamente”, destacou Dr. Alexandre. Ele relata que, ao saírem com seus filhos, essas mães frequentemente ouvem comentários que minimizam ou negam a condição dos pequenos. “Ah, ele nem parece que tem autismo”, “Agora tudo é autismo”, ou “No meu tempo não tinha isso”, são frases comuns, que acabam soando como deboche e causam grande sofrimento.
O médico enfatiza que, especialmente entre as mães de baixa renda, essa opressão se torna ainda mais intensa.
“Quanto mais pobre, quanto mais carente a mãe, mais ela é oprimida pela sociedade. Ela é humilhada. Não tem acesso ao tratamento médico adequado, não tem direito às terapias e ainda enfrenta discriminação nas escolas”, afirma.
O diagnóstico tardio, segundo ele, é um dos maiores agravantes. “Isso traz repercussões para toda a vida da criança e intensifica ainda mais o sofrimento da mãe, que, apesar de toda a visibilidade que o tema vem ganhando, segue sendo invisível”, lamenta.
Dr. Alexandre ainda citou um dado alarmante: cerca de 40% dessas mães precisam abrir mão da própria vida, trabalho e relacionamentos para se dedicar integralmente ao cuidado com os filhos.
“É preciso deixar claro que essa mulher não tem nenhuma vantagem com o diagnóstico. Pelo contrário, ela sofre, luta sozinha e clama todos os dias por empatia e respeito.”
Confira o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
O médico atende em sua clínica localizada na Rua Peregrino Filho, nº 272, no Centro de Patos-PB, em frente à Capela do Colégio Cristo Rei.
Formação STTRANS promove curso de formação para motoristas e monitores escolares do município de Patos
Casa da Cidadania Governo da Paraíba vai ampliar rede de Casas da Cidadania e incluir Espaço de Identificação Infantil em Patos
EDUCAÇÃO ECISA abre inscrições para os Cursos Técnicos 2026.1 e amplia oportunidades na área da saúde
Castração de animais Secretária de Bem-Estar Animal destaca importância da castração na redução de ataques de cães, em Patos-PB
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 20 cirurgias e atende 247 pessoas durante plantão do fim de semana
Sem chuva Patos que já raciona água e segue sem previsão de chuva; instabilidade se concentra no leste da Paraíba
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 119 municípios da Paraíba, incluindo Patos
Ação SEINFRA realiza conserto de galerias, limpeza urbana, terraplanagem e manutenção da iluminação pública em diversos bairros
Câmara de Patos Procurador jurídico esclarece o que classifica de legalidade no mandato de Tide Eduardo na presidência da Câmara de Patos
Mín. 23° Máx. 36°