Quinta, 16 de Outubro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Saúde Mães atípicas

Médico alerta sobre preconceitos enfrentados por mães atípicas: “Elas são invisibilizadas e humilhadas diariamente”, diz Dr. Alexandre Firmino

Médico destaca como o preconceito, a exclusão e a falta de apoio afetam a saúde mental e a dignidade das mães de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.

04/08/2025 às 08h00 Atualizada em 04/08/2025 às 12h45
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Patos Online-Redes Sociais
Foto: Patos Online-Redes Sociais

Em entrevista concedida ao Patos Online, o médico Dr. Alexandre Firmino trouxe um importante alerta sobre a dura realidade enfrentada por mães atípicas, aquelas que cuidam de filhos com transtornos como TDAH, TOD e autismo. Segundo ele, o preconceito é presente e constante, independentemente do grau de suporte necessário à criança.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Mesmo as mães de crianças no nível 1 de suporte, considerado mais leve, enfrentam preconceito diariamente”, destacou Dr. Alexandre. Ele relata que, ao saírem com seus filhos, essas mães frequentemente ouvem comentários que minimizam ou negam a condição dos pequenos. “Ah, ele nem parece que tem autismo”, “Agora tudo é autismo”, ou “No meu tempo não tinha isso”, são frases comuns, que acabam soando como deboche e causam grande sofrimento.

O médico enfatiza que, especialmente entre as mães de baixa renda, essa opressão se torna ainda mais intensa.
“Quanto mais pobre, quanto mais carente a mãe, mais ela é oprimida pela sociedade. Ela é humilhada. Não tem acesso ao tratamento médico adequado, não tem direito às terapias e ainda enfrenta discriminação nas escolas”, afirma.

O diagnóstico tardio, segundo ele, é um dos maiores agravantes. “Isso traz repercussões para toda a vida da criança e intensifica ainda mais o sofrimento da mãe, que, apesar de toda a visibilidade que o tema vem ganhando, segue sendo invisível”, lamenta.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Dr. Alexandre ainda citou um dado alarmante: cerca de 40% dessas mães precisam abrir mão da própria vida, trabalho e relacionamentos para se dedicar integralmente ao cuidado com os filhos.

“É preciso deixar claro que essa mulher não tem nenhuma vantagem com o diagnóstico. Pelo contrário, ela sofre, luta sozinha e clama todos os dias por empatia e respeito.”

Confira o vídeo abaixo:

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

O médico atende em sua clínica localizada na Rua Peregrino Filho, nº 272, no Centro de Patos-PB, em frente à Capela do Colégio Cristo Rei.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 35°

Sex 36°C 20°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 38°C 22°C
Seg 38°C 23°C
Ter 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras