O governador João Azevêdo e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram nesta quarta-feira (05), em Patos, a habilitação do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro para serviços de alta complexidade cardiovascular e em traumatologia. A medida garante o repasse de recursos do Governo Federal para procedimentos que vinham sendo custeados exclusivamente pelo Estado.
Durante a visita, o ministro também confirmou a instalação de um equipamento de ressonância magnética no hospital, ampliando o acesso da população do Sertão a exames mais avançados.
“A partir de agora, o Ministério passa a financiar esses serviços, com R$ 2,6 milhões para a área cardiovascular e R$ 1,3 milhão para a ortopédica”, afirmou Padilha.
O governador João Azevêdo ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal.
“Esse reconhecimento alivia os cofres do Estado e fortalece nossa capacidade de investir em outras áreas da saúde”, pontuou.
As ações foram comemoradas por lideranças políticas locais. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, classificou o momento como histórico para o Sertão. Já o secretário estadual de Saúde, Ari Reis, destacou que os exames de ressonância passarão a ser feitos em Patos já a partir de 2026.
A deputada estadual Francisca Motta evidenciou o quanto a saúde do Sertão tem avançado. "Estou há muito tempo nessa luta da saúde e vejo o quanto a saúde do Sertão tem avançado. Hoje ir para João Pessoa em busca de atendimento é uma exceção; antes era a regra", contou.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, também destacou a importância das ações em Patos. "Um dia muito importante com a visita do ministro Alexandre Padilha, do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do governador João Azevêdo com esses anúncios importantes para a saúde de Patos e toda essa região", disse.
Após o anúncio, as autoridades visitaram as obras do Hospital de Trauma do Sertão, que está em fase final de construção.
Mín. 20° Máx. 34°